Internacional

PMI do setor de serviços no Reino Unido mostra risco de estagnação na economia

05 fev 2019, 7:50 - atualizado em 05 fev 2019, 12:26
Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

Por Investing.com – A atividade no setor de construção do Reino Unido desacelerou para uma baixa de 10 meses em janeiro, uma vez que a incerteza sobre a saída pendente da União Europeia tornou os construtores cautelosos em relação a novos projetos.

Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro

O relatório segue pesquisas mais fracas do que o esperado para o setor industrial e de construção, os quais foram afetados pelas mesmas preocupações relacionadas ao Brexit.

A atividade de construção atingiu uma baixa de 10 meses, com construtores dispostos a começar novos projetos, enquanto os fabricantes estavam estocando em uma taxa mais rápida em anos para garantir que eles continuem produzindo se o Reino Unido deixar a UE em 29 de março, sem medidas transitórias para salvaguardar suas cadeias de fornecimento.

A empresa de pesquisa IHS Markit informou que seu índice de gerentes de compras de serviços caiu para 50,1 em janeiro, abaixo das previsões para uma leitura de 51,1, e abaixo da leitura de 51,2 para dezembro.

No índice, uma leitura acima de 50,0 indica expansão, abaixo indica contração.

“Os últimos resultados da pesquisa do PMI indicam que a economia do Reino Unido está sob risco de estagnar ou pior, já que a incerteza do Brexit coincide com uma desaceleração mais ampla e lenta na economia global”, disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit, no relatório.

“Os últimos três meses viram a economia cair em seu período de crescimento mais fraco em seis anos e indicam que o PIB provavelmente estagnou no início de 2019, depois de obter um crescimento modesto de apenas 0,1% no quarto trimestre”, alertou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.