Internacional

PMI: Atividade empresarial avança na Europa, enquanto indústria desacelera no Japão; entenda

22 ago 2024, 9:34 - atualizado em 22 ago 2024, 9:34
produção industrial brasil reuters industria empresas empresarial pmi
O desempenho positivo na atividade empresarial pode ser temporário, mostram os dados. (Imagem: REUTERS/Lindsey Wasson)

A atividade empresarial da zona do euro mostrou melhora em agosto, apesar de as empresas terem elevado seus preços, segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto preliminar do HCOB, compilado pela S&P Global.

O indicador saltou de 50,2 em julho para 51,2 este mês, se afastando da marca de 50 que separa o crescimento da contração. Isso contrariou as expectativas em uma pesquisa da Reuters de uma queda para 50,1 e superou até mesmo a previsão mais otimista de 50,8.

O índice composto de preços dos produtos subiu de 52,1 para 52,9.

No entanto, houve sinais de que o desempenho positivo pode ser temporário, com as leituras sendo influenciadas por um aumento acentuado na atividade de serviços da França devido aos Jogos Olímpicos.

A atividade empresarial na Alemanha, por exemplo, se contraiu pelo segundo mês consecutivo e mais do que o esperado.

“O aumento nos PMIs de agosto não é tão bom quanto parece, pois foi em grande parte devido a um impulso dos Jogos Olímpicos de Paris e a pesquisa ainda aponta para uma desaceleração do crescimento do PIB no terceiro trimestre”, disse Franziska Palmas, da Capital Economics. “Com as pressões sobre os preços ainda aumentando, o BCE permanecerá cauteloso”, completa.

Já o PMI que abrange o setor de serviços da zona do euro subiu de 51,9 para 53,3 este mês, superando a previsão da pesquisa de que não haveria mudanças. Por outro lado, o PMI do setor industrial caiu para uma mínima de oito meses de 45,6, ante os 45,8 registrados em julho — ainda assim, o índice que mede a produção subiu de 45,6 para 45,7.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividade empresarial acelera no Reino Unido

No Reino Unido, a atividade empresarial acelerou este mês e as pressões dos preços diminuíram para o nível mais fraco em mais de três anos, sinalizando um impulso de crescimento constante para o segundo semestre de 2024.

O PMI composto preliminar da S&P Global subiu em agosto para 53,4, de 52,8, a leitura mais alta desde abril e acima da previsão mediana de 52,9 em uma pesquisa da Reuters com economistas. A S&P Global disse que os números foram consistentes com a expansão da economia em uma taxa trimestral de 0,3%.

Embora esse ritmo de crescimento marque uma desaceleração em relação ao primeiro semestre do ano, quando a economia se recuperou de uma breve recessão, ele é mais forte do que o ritmo típico dos últimos dois anos.

“Agosto está testemunhando uma combinação bem-vinda de crescimento econômico mais forte, melhor criação de empregos e inflação mais baixa, de acordo com os dados do PMI”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

As pressões de custo enfrentadas pelas empresas aumentaram pela taxa mais fraca desde janeiro de 2021, enquanto o indicador do PMI de aumentos de preços também caiu.

O PMI para o setor de serviços, que domina a economia britânica, subiu para o seu nível mais alto desde abril, a 53,3, acima dos 52,5 registrados em julho e além do consenso de 52,8. A indústria também mostrou crescimento, com o PMI do setor atingindo 52,5, de 52,1 antes, seu nível mais alto desde junho de 2022.

Atividade industrial do Japão cai em ritmo mais lento

A atividade industrial do Japão encolheu em agosto em meio à demanda fraca, embora o ritmo de declínio tenha diminuído. Já o setor de serviços se expandiu, mostrando condições otimistas.

No entanto, o aumento das pressões sobre os preços e as restrições de mão de obra continuaram a ser uma preocupação para as empresas japonesas, especialmente no setor de serviços, segundo a pesquisa. O índice au Jibun Bank flash Japan de PMI subiu de 49,1 em julho para 49,5 em agosto.

“As tendências da demanda divergiram, já que um aumento sólido no volume de novos negócios no setor de serviços contrastou com as condições de demanda fraca no setor de produção de mercadorias, o que valerá a pena ser monitorado”, disse Jingyi Pan, diretor associado de Economia da S&P Global Market Intelligence, que compilou a pesquisa.

O subíndice de volume de novos pedidos se contraiu por um ritmo mais lento em agosto, enquanto o de produção se expandiu, uma vez que a capacidade maior da força de trabalho ajudou a eliminar o acúmulo de pedidos no setor industrial.

O PMI de serviços instantâneos do au Jibun Bank cresceu para 54,0 em agosto, ante 53,7 em julho. A sólida entrada de novos negócios, incluindo negócios de exportação, ajudou no aumento da atividade.

O PMI composto do Japão do au Jibun Bank, que combina a atividade dos setores industrial e de serviços, cresceu para 53,0 em agosto, o nível mais forte desde maio de 2023, de 52,5 em julho.

*Com informações da Reuters

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.