Plataforma Euler quer permitir que qualquer um crie mercados de empréstimo
A empresa de finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) Euler.xyz arrecadou US$ 8 milhões em uma rodada de investimentos “series A” (para otimizar sua base de usuários e oferta de produto), liderada pela empresa de capital de risco Paradigm.
Em dezembro de 2020, a empresa arrecadou US$ 800 mil em uma rodada “seed” (para impulsionar seu crescimento), alocando os fundos obtidos em 10% dos investimentos privados da companhia.
O investidor-líder da rodada “seed”, Lemniscap, também participou da rodada recente, juntamente com Anthony Sassano (cofundador da Ethhub), Ryan Sean Adams (fundador da Mythos Capital), David Hoffman (cofundador da Bankless), Kain Warwick (fundador da Synthetix) e Hasu (pesquisador da Paradigm).
A Euler teve início em setembro do ano passado, após seus fundadores ganharem o hackathon Encode – espécie de maratona para desenvolvedores de software – e investidores terem encorajado a equipe a desenvolver um protocolo completo.
O projeto foi desenvolvido pela Encode Club, uma comunidade de pesquisadores com sede em várias universidades, incluindo a Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge.
A ideia central do projeto é fornecer serviços apermissionados de concessão e tomada de empréstimos, semelhante à Aave e à Compound.
A diferença está no fato de que a Euler quer permitir que qualquer um crie seus mercados de empréstimos, semelhante ao modo como qualquer pessoa pode criar um par de negociações na corretora descentralizada Uniswap.
O projeto também intenciona evitar a obtenção de vantagens quando os empréstimos são liquidados. O objetivo é prevenir a extração de MEV, algo que está se tornando comum no blockchain da Ethereum.
A plataforma, que está aguardando uma auditoria de segurança, deverá ser lançada antes do final deste ano.