Plataforma de streaming Tidal afirma ter interesse no mercado de NFTs
O serviço de streaming de música Tidal está interessado no mundo dos tokens não fungíveis (NFTs), potencialmente como um novo modo de remunerar artistas, segundo Jack Dorsey, CEO do Twitter, e a empresa de pagamentos Square, que se tornou sócia majoritária da Tidal no início deste ano.
O comentário foi feito durante uma transmissão ao vivo, nessa segunda-feira (28), de uma conversa entre Dorsey e o rapper Shawn Carter, também conhecido como Jay-Z, que adquiriu a Tidal em 2015 e agora faz parte do comitê de diretores da Square.
No início da conversa, Jay-Z mencionou o suporte para tecnologia blockchain. O rapper fez referência a um artista conhecido por ele que havia vendido uma obra de arte por US$ 2,5 mil, em 1983, a qual foi revendida por US$ 100 milhões recentemente.
“Nem a família do artista ou qualquer outra pessoa envolvida [na criação de arte] jamais viu qualquer tipo de lucro como esse. Acredito que isso não é certo. Com os blockchains e os contratos autônomos, você pode escrever no contrato que ‘qualquer venda que aconteça, quero receber 10%, 30%, ou pode ser 50% no primeiro ou 40% na venda seguinte”, disse Carter. “E está registrado lá [no contrato autônomo], então é muito transparente.”
Jay-Z acrescentou que a possibilidade de os NFTs não precisarem de advogados ou rótulos também é um atrativo para ele. “Sou a favor do artista”, acrescentou ele. “Qualquer coisa que beneficie as pessoas que consomem e amam arte e as pessoas que a criam, é nisso que estou interessado.”
Em seguida, Dorsey emitiu sua opinião:
Você presta atenção no bitcoin (BTC) e percebe como a criptomoeda permite que as pessoas, em qualquer lugar do mundo, contribuam e se tornem elas mesmas artistas, além de poderem receber recompensas, bolsas e doações sem precisarem passar por terceiros, e isso é muito poderoso.
Acredito que o espírito do que os NFTs representam, o espírito de somente observar criticamente como os artistas são remunerados, e queremos dedicar bastante tempo para melhorar isso, além de que boa parte do nosso foco está em garantir que estamos analisando profundamente modos totalmente novos de fornecer aos artistas as ferramentas certas para ajudá-los em seu crescimento.