Plataforma de NFTs Art Blocks bate recorde com venda de NFT por US$ 5,8 milhões
Uma obra de arte em token não fungível (NFT, na sigla em inglês) adquirida por cerca de US$ 5,8 milhões se tornou a venda mais cara da história do Art Blocks, uma plataforma popular para artistas generativos.
Ringers #879, criada pelo artista Dmitri Cherniak e emitida no Art Blocks sete meses atrás, foi adquirida por uma transação de mercado secundário, na plataforma OpenSea, por 1.800 ethers (ETH), aproximadamente, US$ 5,8 milhões.
O comprador foi a Three Arrows Capital, empresa de investimento em criptomoedas.
Com sede em Cingapura, a companhia adquiriu uma quantidade considerável de Art Blocks neste ano, incluindo dez itens da coleção “Fidenza”, do artista generativo Tyler Hobbs, por 320 ethers (pouco mais de US$ 1 milhão) cada obra.
A última aquisição da Three Arrows Capital representa o valor mais alto que a empresa investiu em um único NFT.
Logo após a compra, Cherniak disse, em um tuíte: “[Hoje] é um bom dia na fábrica JPEG”. Zhu Su, CEO da Three Arrows Capital, também tuítou sobre a aquisição.
A venda representa o maior valor investido em uma obra do Art Blocks até hoje, sendo o recorde anterior de 1000 ethers (cerca de US$ 2,6 milhões).
Além disso, o novo recorde é também mais de três vezes maior que o preço da última grande venda, que foi de cerca de 500 ethers (aproximadamente US$ 1,6 milhão) em uma única peça da coleção Ringers.
Reascensão dos NFTs
A nova aquisição recorde acontece em meio ao ressurgimento do mercado de NFTs. O interesse no mercado de colecionáveis digitais havia diminuído após uma febre passageira no início deste ano, mas disparou novamente, atingindo novos recordes em atividades e em volumes de negociação durante os últimos meses.
O Art Blocks tem aproveitando o reaquecimento do mercado e está à frente de outras coleções, em termos de volume semanal negociado, conforme dados compilados pelo CoinMarketCap.
O CEO do Art Blocks, Erick Calderon, irá introduzir medidas para desacelerar o ritmo em que especuladores estão obtendo artes da plataforma.
“Agora, todas as vezes que lançamos algo parece ser ‘ lançamento’, porque é vendido instantaneamente”, disse ele em uma entrevista recente. “Esse não é o objetivo. Isso é um pouco maluco.”