CryptoTimes

Plataforma de metaverso lança recurso de IA para construção de mundos virtuais

16 out 2022, 16:00 - atualizado em 14 out 2022, 16:15
Metaverso
(Imagem: Freepik)

A plataforma de metaverso Mona lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA)para ajudar desenvolvedores a elaborar objetos mais realistas em mundos virtuais.

Lançado nessa semana, a companhia afirmou que AI Material Designer permitirá que criadores em sua plataforma gerem texturas para objetos, usando uma descrição textual em vez de código.

Embora a ferramenta seja limitada atualmente a materiais, o cofundador e CEO de Mona – Justin Melillo – disse ao The Block que a tecnologia para gerar objetos inteiros em 3D com inteligência artificial já é possível atualmente. Porém, essas ferramentas ainda não foram disponibilizadas ao público.

“Estamos trabalhando ativamente para construir e incorporar esses tipos de ferramentas em nosso eixo de criação para nossa comunidade. Não estamos muito longe de usuários poderem criar ativos e mundos virtuais usando inteligência artificial em Mona”, disse Melillo.

A arte gerada a partir de inteligência artificial está em um momento favorável. Embora a tecnologia não seja nova, foi somente neste ano que geradores que podem ser usados por pessoas comuns registraram aumentos.

Geradores como Stable Diffusion – cuja base de dados também é usada por Mona – e Midjourney trabalham usando “prompts”, descrições em texto do item que os usuários desejam criar.

As bases de usuários para essas ferramentas estão crescendo rapidamente. Midjourney lançou sua versão beta aberta em julho deste ano e, atualmente, tem mais de 3,2 milhões de membros no servidor no Discord, em que usuários submetem seus “prompts”.

Novas polêmicas

Apesar do crescimento na audiência, o uso de geradores – especialmente no mundo da arte – é algo polêmico.

No início deste ano, o artista Jason M. Allen usou Midjourney para criar uma obra que inscreveu na competição de arte anual do Colorado State Fair, na categoria de artistas digitais emergentes.

A obra inscrita por Allen venceu o prêmio na categoria. Embora o artista tenha esclarecido que usou o software, ele enfrentou reações negativas de outros artistas.

Os criadores de Mona acreditam que a inteligência artificial pode ter um papel fundamental em como construtores, arquitetos e outros usuários concretizam suas visões no metaverso.

“Imagine usar inteligência artificial para criar seu mundo, casa ou espaço para sair. Este é somente o começo de uma colaboração criativa entre humanos e inteligência artificial”, disse o cofundador e diretor de operações da Mona, Matt Hoerl, ao The Block.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar