Plataforma apura desvios de recurso e corrupção dentro de empresas
O Portal Confidencial Independente (PCI) surgiu com uma proposta diferenciada para ajudar empresas brasileiras de todos os setores a apurar possíveis desvios de recurso e corrupção dentro do ambiente de trabalho.
“O PCI é mais que um canal de denúncias ou um 0800. É uma ferramenta diferente do que as empresas estão acostumadas a ver e ter no mercado”, afirma João Vieira Uchôa Filho, idealizador do projeto e CEO da SP Auditores.
A plataforma, que pode ser acessada em qualquer lugar e hora, gerencia denúncias, sugestões e reclamações feitas por colaboradores, além de denúncias feitas pelo público externo, como acionistas, clientes, fornecedores, concorrentes, familiares etc.
Além de fornecer ajuda para solucionar problemas ligados a fraudes e corrupção, o PCI também lida com situações de assédio moral e sexual, garantindo a confidencialidade dos usuários. Qualquer pessoa, portanto, pode denunciar.
“Os responsáveis sofrerão as sanções pertinentes independente de cargo, posição, grau de parentesco e relacionamento, mediante total independência na condução e apuração dessas situações”, explica Uchôa.
No mercado desde 2015, a plataforma computou mais de 514 denúncias, 243 reclamações e 125 sugestões no decorrer de 2018, tendo sido utilizada por clientes das áreas industriais, de serviços, agronegócios e transporte.