Plantio de trigo no RS avança pouco na semana e chega a 94% à espera de chuvas, diz Emater
O plantio de trigo 2021 no Rio Grande do Sul atingiu 94% das áreas projetadas, entrando na parte final dos trabalhos após ter avançado somente três pontos percentuais ao longo da última semana, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.
Segundo informativo conjuntural publicado pela entidade, o ritmo da safra deste ano ainda supera a média histórica de cinco anos para o período, de 91%, mas fica levemente abaixo do patamar visto no mesmo momento do ano passado, de 96%.
“O plantio da cultura avançou apenas 3 pontos, pois grande parte dos produtores aguarda melhores condições de umidade do solo”, disseram os técnicos do órgão ligado ao governo gaúcho.
Eles acrescentaram que, no período entre os dias 5 e 11 de julho, predominaram temperaturas amenas, dias ensolarados e sem chuvas no Estado.
Algumas regiões do Rio Grande do Sul já possuem plantio tecnicamente encerrado é o caso de Santa Rosa, que conta com cerca de 23% de toda a área de trigo do Estado.
Já Ijuí, regional com 27% das lavouras de trigo gaúchas, tem a semeadura sendo concluída nas áreas mais tardias, afirmou a Emater-RS.
Todas as áreas já implantadas figuram em germinação/desenvolvimento vegetativo.
Segundo maior produtor de trigo do país, o Rio Grande do Sul deverá colher 2,89 milhões de toneladas do cereal neste ano, alta de 37,8% na comparação anual, conforme estimativa mais recente publicada pela Emater-RS.