Agronegócio

Plantio de trigo do RS vai a 97% da área, diz Emater; clima atrapalha reta final

16 jul 2020, 21:00 - atualizado em 16 jul 2020, 21:00
Trigo
A semeadura segue levemente adiantada na comparação com igual período da safra anterior (Imagem: REUTERS/Ilya Naymushin)

O plantio de trigo do Rio Grande do Sul atingiu 97% da área projetada para a safra, avanço de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior, com o tempo instável e chuvas impedindo a conclusão dos trabalhos, disse a Emater/RS nesta quinta-feira.

A semeadura segue levemente adiantada na comparação com igual período da safra anterior, quando 95% da área havia sido plantada, e também supera a média histórica de cinco anos para este momento da safra, de 93%.

“A semana com predomínio de tempo encoberto e volumes acumulados de chuvas expressivos não permitiu a conclusão do plantio e trouxe dificuldades à realização de tratos culturais nas lavouras implantadas”, afirmou o órgão do governo gaúcho em informativo conjuntural.

“Nas lavouras já estabelecidas, o excesso de chuvas, as baixas temperaturas e dias com pouca luminosidade atrasaram o desenvolvimento da cultura e dificultaram as operações mecânicas de controle de invasoras e doenças fúngicas”, acrescentou.

Segundo a Emater, o plantio foi concluído somente nas regiões de Pelotas, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim e Santa Rosa.

Para a próxima semana (16 a 22 de julho), a Emater afirmou que as previsões meteorológicas indicam temperaturas mais elevadas, mas com chuvas na maioria das regiões gaúchas.