Plantio de soja em MT vai a 94% da área; clima traz alguma preocupação, diz Imea
O plantio de soja em Mato Grosso atingiu até esta sexta-feira 94,06% da área projetada, avanço de 10,82 pontos ante a semana passada, e se manteve à frente da média histórica para o período (91,84%), algo já registrado na semana anterior apesar do clima irregular que atrasou a semeadura em 2020/21, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Após um atraso inicial, produtores avançaram fortemente no plantio da safra no maior produtor brasileiro, mas há algumas áreas cujo desenvolvimento preocupa, disse à Reuters o gerente de inteligência de mercado do Imea, Cleiton Gauer.
“Se olhar de forma macro, tem chovido. O que acontece são pontos esparsos, em alguns talhões não chove. Na média, temos observado é que as chuvas têm se tornado mais frequentes e com volume maior nas últimas… Ainda que algumas áreas estejam sofrendo com irregularidade”, afirmou Gauer.
Ele disse que produtores, agora com a safra já semeada, vão avaliar a necessidade de ressemeadura em áreas que não tiveram chuvas adequadas, o que pode aumentar custos com sementes e o trabalho de plantio e combustíveis.
“A partir de agora vão revisar as áreas para ver se é necessário fazer a ressemeadura. Vai depender, algumas cultivares conseguem corrigir o ‘stand’ da planta, com emissão de astes, mas se for muito baixo, ele vai ter que entrar fazendo replantio”, disse.
Apesar dos problemas, o especialista do Imea disse que não há como afirmar que o viés da safra é de baixa, ao ser questionado.
“Teve muita área plantada nas últimas três semanas. Se tiver clima propício para o desenvolvimento e não tivermos problema de chuva na colheita, tem possibilidade de ter uma safra significativa”, declarou.
A definição da safra deverá ser realizada entre o final de novembro e dezembro, acrescentou ele.
“(A irregularidade climática) afetou o ‘stand’ das plantas, tem áreas marcadas por irregularidade, marcadas por áreas boas e ruins, muito próximas uma das outras. Olhando para o macro é difícil saber o impacto, porque a soja tem uma capacidade de fazer compensação”, disse ele, citando aumento de grãos por vagem, por exemplo.
O plantio de soja 2020/21 em Mato Grosso deve alcançar um recorde de 10,3 milhões de hectares, estimou o Imea no início do mês, apontando a safra em históricas 35,87 milhões de toneladas.