AgroTimes

Plantio de milho no Paraná atinge 61% da área, maior atraso em 7 anos, diz Deral

14 mar 2023, 13:58 - atualizado em 14 mar 2023, 13:58
Milho
Na mesma época do ano passado, o Paraná já havia plantado 87% do milho segunda safra, enquanto havia colhido 68% da soja (Imagem: REUTERS/Dane Rhys)

O plantio de milho do Paraná avançou para 61% da área projetada nesta semana, alta de 24 pontos na comparação com a semana anterior, mas segue com atraso, o maior ao menos desde 2016, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgados nesta terça-feira.

Considerando os últimos sete anos, segundo números publicados pelo órgão do governo do Estado, a situação é ainda pior do que em 2021 (72%), ano até então marcado pelo maior atraso e que também sofreu com ocorrência de geadas e seca –esses riscos climáticos aumentam quando se atrasa a safra.

O plantio de milho está mais lento após um alongamento do ciclo da soja, cuja colheita atingiu até esta semana 48% das áreas paranaenses, também a mais lenta em sete anos pelo menos.

  • Entre para o Telegram do Agro Times!

Acesse as notícias do mundo agronegócio em tempo real. Clique aqui e faça parte!

Na mesma época do ano passado, o Paraná já havia plantado 87% do milho segunda safra, enquanto havia colhido 68% da soja.

Os maiores atrasos na safra continuam no Paraná e Mato Grosso do Sul, segundo e terceiro produtores de milho na segunda safra.

Apesar disso, a expectativa é ainda de uma safra recorde para o milho no Brasil, conforme pesquisa da Reuters.