Planos de saúde vão ficar mais caros; veja de quanto será o reajuste e como encontrar planos mais baratos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) limitou o reajuste máximo dos planos de saúde individuais e familiares em 9,63%.
Segundo a ANS, o percentual é o teto válido para o período entre maio de 2023 e abril de 2024. Com isso, quase 8 milhões de beneficiários devem ver mudanças em seu contrato, representando cerca de 16% dos 50,6 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda a sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do YouTube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
O reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano. No caso dos contratos com aniversário em maio, junho e julho, está autorizada a cobrança retroativa relativa a esses meses.
Caso entendam que seu plano de saúde não está lhe atendendo adequadamente, o consumidor pode optar pela portabilidade de carências para outra operadora.
Como encontrar um novo plano de saúde
No site da ANS, os consumidores têm a opção de comparar os planos de saúde disponíveis no mercado para ver qual vale mais a pena financeiramente. Veja como fazer isso:
- Acesse a página https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/;
- Clique em “Pesquisa de Planos de Saúde”;
- Acesse a sua conta no Gov.com;
- Selecione o seu Estado e município;
- Aplique os filtros desejados no plano, como tipo de plano, cobertura e coparticipação, e clique em “Pesquisar”;
- O site mostrará uma lista de planos disponíveis e permite a comparação de até três opções por vez.