PL das Fake News: jornalista retruca Elon Musk e Twitter marca publicação como ‘fake news’
O Twitter marcou duas postagens feitas pela apresentadora da CNN, Daniela Lima, como fake news após ela retrucar o presidente da rede social, Elon Musk, sobre a PL 2630/2020, também conhecida como PL das Fake News.
A apresentadora havia dito ao vivo, durante o seu programa no canal, ter sido censurada pela plataforma ao tentar publicar um tweet em que discutia sobre a importância da PL das Fake News. Daniela chegou a mostra seu celular para a câmera e comenta não conseguir publicar a informação.
Aconteceu ao vivo. Mostramos ao vivo. Impossível saber a posição da plataforma pq ela, como já é de conhecimento público, responde a qq questionamento da imprensa com um emoji de 💩. Segue trecho do #cnn360 pic.twitter.com/Bztm3BybOn
— Daniela Lima (@DanielaLima_) May 1, 2023
“Aconteceu ao vivo. Mostramos ao vivo. Impossível saber a posição da plataforma pq ela, como já é de conhecimento público, responde a qq questionamento da imprensa com um emoji de. Segue trecho do #cnn360”, escreve.
A publicação foi marcada pela plataforma como incorreta e uma breve descrição do que seria verdade foi dada pela rede social.
“A apresentadora da CNN Brasil, Daniela Lima, acusa o Twitter de censura por causa da PL 2630/2020, mas na verdade é uma instabilidade global, e ela faz um alarde desnecessário no vídeo, faltando apuração da jornalista.”
Entre para o Telegram do Money Times!
- Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Elon Musk retruca jornalista da CNN
Entretanto, ao ser questionado sobre, o CEO da rede social Elon Musk argumenta que o problema na hora da publicação foi devido ao crescimento da plataforma de ordem mundial.
“Isso é ridículo. O Twitter encontrou brevemente dores de crescimento, que afetaram usuários em todo o mundo. Muitas pessoas se conectando simultaneamente. Alocamos mais capacidade de servidor para servidores de autenticação e resolvemos o problema”, escreveu.
A jornalista retruca ao dizer que já estava logada em sua conta, e o problema foi publicar uma postagem com um “determinado” conteúdo, se referindo a PL das Fake News. O Twitter também marcou essa resposta como fake news, e descreve que a publicação de Daniela está incorreta.
“FALSO: A apresentadora faz uma interpretação e tradução incorreta da resposta do atual dono do Twitter, Elon Musk. Musk diz que usuários por todo o globo foram afetados por conta de novos usuários tentando logar na plataforma, não apenas os novos usuários.”
Em outro momento, ao responder sobre a tentativa de regulação das plataformas sociais, Musk responde a um comentário dizendo que “isso vai sair pela culatra”.
O jornalista Glenn Greenwald também se posicionou sobre o assunto. Em resposta a Elon Musk, ele diz que Daniela está convicta de que Musk estaria “obcecado” sobre uma lei que ele contou a ela uma hora antes.
“Ela continua seu matrimônio. Ela irá para o túmulo acreditando que você estava tão obcecado com o que ela dizia na CNN Brasil sobre uma lei que você desconhecia até que eu lhe contei uma hora atrás. Ela foi checada o dia todo, mas não se importa”, escreve.