Economia

Pix terá pagamento por aproximação, diz Banco Central

04 jul 2024, 12:03 - atualizado em 04 jul 2024, 12:05
pix banco central
Pix terá pagamento por aproximação (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) criaram novas regras do Open Finance que permitirão o pagamento com Pix por aproximação. Os pagamentos online terão as etapas reduzidas e o Pix será disponibilizado nas carteiras digitais — as wallets.

“A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, afirmam o BC e o CMN.

Além disso, as regras vão ampliar o escopo de instituições financeiras que serão obrigadas a participar do ecossistema e estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

O Open Finance abrangerá instituições que são relevantes em segmentos, como por exemplo investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Também foi aprovada a estrutura definitiva de governança do ecossistema, que passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.

“O Open Finance já permite que os consumidores brasileiros tenham acesso a múltiplos benefícios advindos de soluções criadas pelas instituições participantes, a exemplo de agregadores e gerenciadores financeiros; oferta de crédito mais barato; maior facilidade para portabilidade de crédito e de salário; economia com cheque especial; oferta de melhores oportunidades de investimentos”, dizem.

A ideia é que as instituições criem “Super Apps”, consolidando todas essas soluções e informações, facilitando a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços.