Economia

Pix tem recorde de uso; confira três novidades que estão chegando no meio de pagamento

10 jul 2023, 14:20 - atualizado em 10 jul 2023, 14:22
pix
O Banco Central já estuda três novas funcionalidades no Pix; meio de pagamento tem recorde de 134,8 milhões de transações por dia. (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Pix caiu de vez no gosto dos brasileiros. Segundo informações do Banco Central, só na semana passada, o meio de pagamento bateu recorde por dois dias seguidos.

Na quinta-feira (6), foi registrado um volume de transações de 129,4 milhões de operações. Já no dia seguinte, esse número saltou para 134,8 milhões de transações.

A alta adesão dos consumidores ao Pix abriu espaço para que o meio de pagamento ganhe novas funcionalidades, como a possibilidade de parcelar compras e automatizar o pagamento de contas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira três novidades que estão chegando no Pix

Pix Crédito
Com a nova função, a transação instantânea dispensaria as bandeiras e cartões de crédito e, ao ter um intermediário a menos, viabilizaria a redução de custos e taxas de juro. O Banco Central já estuda a funcionalidade, que ainda não tem um nome definido e nem previsão para o lançamento do produto.

Pix automático
Outra opção é permitir que o Pix funcione como uma versão aprimorada do débito automático. Com isso, ele poderia ser utilizado em situações como pagamento de serviços de streaming, telefonia, energia elétrica, entre outros serviços de pagamento recorrentes ou até mesmo pagamento de parcelamento a longo prazo.

BolePix
O boleto pode estar com os dias contados. O Banco Central também estuda a funcionalidade “Bolepix”, um replicador do boleto. Basicamente, um QR Code substituiria o código de barras do boleto e o consumidor teria a possibilidade de pagar via Pix, com liquidação instantânea. Se necessário, o serviço irá realizar o recálculo dos valores a serem pagos, além de viabilizar pagamentos de sábado e domingo. A previsão é de que esteja funcionando no próximo ano.

*Com Lorena Matos