BusinessTimes

Pix se torna a principal forma de pagamentos nos pequenos negócios

20 out 2022, 12:06 - atualizado em 20 out 2022, 12:06
PIX
O Pix encontra seu melhor desempenho entre os Microempreendedor Individual (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes dos pequenos negócios, segundo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para 42% dos empreendedores, a ferramenta é a principal forma de recebimento, estando à frente de outras modalidades, como dinheiro e cartões de débito e crédito.

Segundo a pesquisa, o Pix encontra seu melhor desempenho entre os microempreendedor individual (MEI), com 51% afirmando que esse é principal meio de pagamento utilizado em suas vendas. Entre as micro e pequenas empresas, o Pix é o principal meio para 28% dos entrevistados.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, diz que o meio digital vem ocupando cada vez mais um lugar de destaque entre as formas de pagamento usadas pelos empreendedores.

De cada dez microempreendedores individuais, cinco tem no Pix a principal forma de recebimento, 20% no crédito, 15% no dinheiro e 5% no débito.

Entre os donos de micro e pequenas empresas, as vendas via Pix não são a principal forma de recebimento, mas estão em segundo lugar e representam 28%, quantidade bem próxima a do cartão de crédito, que corresponde a 30%.

Fim do dinheiro físico?

Apesar de o Pix ganhar cada vez mais espaço, cerca de 66 milhões de brasileiros ainda sacam dinheiro, como uma das operações que realizam em suas contas bancárias, segundo levantamento feito pelo Instituto Locomotiva, a lado do Banco24Horas.

Nas compras diárias, 26% dos entrevistados disseram que o dinheiro é uma das principais formas de pagamento que utilizam.

A falta de praticidade ainda é um ponto que impede a modalidade de tomar toda a cena. O estudo mostra que 121 milhões de brasileiros já deixaram de realizar alguma compra, saque ou pagamento por conta de instabilidade na conexão de internet.

Renato Meirelles, CEO do instituto, diz que o dinheiro vivo é algo que corre em paralelo às transações digitais.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!