Pix por aproximação e biometria vigoram nesta sexta (28); veja como vai funcionar

A partir desta sexta-feira (28), uma nova função do Pix permitirá que pagamentos sejam realizados por aproximação ou biometria. A novidade, é que não haverá a necessidade de acessar o aplicativo do seu respectivo banco.
Dessa forma, será possível incluir o Pix em carteiras digitais nos celulares e realizar os pagamentos encostando o aparelho nas maquininhas, como já acontece com as modalidades de débito e crédito.
O modelo da carteira digital já está sendo ofertado pelo Google e pode ser implementado de forma opcional pelas instituições financeiras e instituições de pagamento. Em janeiro, quatro instituições já ofertavam o serviço ou estavam em fase final de testes (C6, PicPay, Itaú e Bradesco).
A expectativa é que o recurso facilite as transações, trazendo ainda mais conveniência.
Pix por aproximação: o que você precisa saber?
Agora, os bancos devem permitir transações por iniciadoras de transação de pagamento (ITP). No entanto, é válido mencionar que a oferta é facultativa, da mesma forma como a aceitação por empresas de “maquininhas”. Ou seja, o Pix por aproximação só é possível em maquininhas habilitadas.
Contudo, o Banco Central (BC) aconselha que o cliente verifique junto à instituição que utiliza, se a funcionalidade já está disponível.
Nos pagamentos realizados pela internet, por exemplo, a finalização do pagamento dependerá de apenas um clique, sem a necessidade de “apontar” para um QR code ou utilizar a modalidade Pix Copia e Cola. Todo o processo será feito dentro do site da empresa.
A novidade vinha sendo testada desde novembro com um público restrito, bem como parceria de bancos, instituições de pagamento do país, iniciadoras de transação de pagamento (ITP) e “maquininhas”.
Como ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital
É necessário vincular sua conta a essa carteira, parecido com o processo realizado com os cartões de pagamento. No momento da vinculação da conta, você será automaticamente direcionado para a instituição onde possui conta para confirmar essa autorização.
Após a vinculação da sua conta, no momento do pagamento, basta você optar pelo pagamento por Pix, aproximar o seu celular, revisar se as informações do pagamento estão corretas e confirmar.
Segundo o BC, inicialmente as transações terão um valor máximo padronizado de R$ 500,00. É possível diminuir esse valor por transação e, criar um valor máximo por dia.