BusinessTimes

Pix, o único vilão dos resultados dos bancos no 2º trimestre

27 jul 2021, 16:24 - atualizado em 27 jul 2021, 16:24
O Pix terá um impacto direto sobre as receitas com conta corrente (Imagem: Sofia Kercher/ Money Times e Getty Images Pro)

Os grandes bancos brasileiros listados em Bolsa, Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3), apresentarão uma melhora nos lucros em seus resultados do segundo trimestre, avalia a Inter Research em um relatório enviado a clientes e obtido pelo Money Times.

De uma maneira geral, a despeito dos efeitos da crise gerada pela pandemia do coronavírus, os balanços serão afetados apenas pelas pressões da concorrência com os bancos digitais, fintechs e o PIX. Este último com um impacto direto sobre as receitas com conta corrente.

“Destacamos que em crédito, o Itaú Unibanco pode ser o mais beneficiado com o mercado positivo para imobiliário, automotivo e de consumo”, indica o analista Matheus Amaral.

Segundo ele, as menores provisões para devedores duvidosos tanto do Itaú quanto do Bradesco, se comparadas ao ano anterior, já que os bancos foram mais conservadores no ano passado que seus pares.

“O Banco do Brasil ainda deve se beneficiar com o bom mercado do Consignado e Rural, a ver sua eficiência operacional”, pontua Amaral.

Para o Santander, explica o Inter, a carteira de crédito deve crescer 2% na passagem trimestral, com destaque para os segmentos de consignado, veículos e cartão de crédito.

“O banco também se beneficia da sua liderança no segmento de veículos, o qual vê o mercado de seminovos aquecido devido à falta de veículos novos, afetada pela falta de componentes utilizados na fabricação”, avalia o analista.