‘Pix internacional’: Swift anuncia integração com Consensys para oferecer pagamentos 24/7

A rede global de pagamentos transfronteiriços conhecida como Swift anunciou que irá incorporar um sistema compartilhado baseado em blockchain (ledger, no termo técnico) à sua infraestrutura.
O foco da iniciativa em um primeiro momento será um caso de uso para pagamentos transfronteiriços 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real. Vale dizer que, atualmente, o sistema recebe críticas por demorar até três dias úteis para fazer uma transação.
Em comunicado, o Swift informou que irá projetar oficialmente o ledger compartilhado com base em um “protótipo conceitual” que a empresa desenvolveu em parceria com a Consensys, empresa de tecnologia de software que, entre outras coisas, ajuda a desenvolver soluções para o ethereum (ETH).
- CONFIRA: Quais as criptomoedas mais recomendadas agora? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as indicações; veja como receber
Espera-se que o ledger facilite transações seguras e em tempo real de valor tokenizado regulamentado, usando contratos inteligentes (smart contracts) para registrar, sequenciar e validar as transações. O foco está na interoperabilidade com os sistemas financeiros existentes e emergentes, mantendo os padrões de conformidade da Swift.
O Swift também anunciou que está colaborando com mais de 30 instituições financeiras para obter feedback sobre o ledger e, posteriormente, apoiar sua implementação. A lista inclui nomes como Banco Santander, Bank of America (BofA), BNP Paribas e HSBC.
Swift e a incorporação da blockchain nos negócios
Embora o comunicado não tenha dado mais detalhes sobre a colaboração com a Consensys, reportagens da semana passada indicaram que a Swift está testando ativamente a migração de seu sistema para a blockchain, utilizando uma solução de segunda camada (layer 2) do ethereum da Consensys, chamada Linea.
- CONFIRA: Quer entender as estratégias das maiores empresas e gestoras do mercado? O Money Minds, do Money Times, mostra os bastidores; acesse aqui
“Com este conceito inicial de ledger, estamos abrindo caminho para que as instituições financeiras levem a experiência de pagamentos a um novo patamar, com a plataforma comprovada e confiável da Swift no centro da transformação digital da indústria”, disse o CEO da Swift, Javier Pérez-Tasso, durante a conferência Sibos em Frankfurt.
A Swift também disse que irá apresentar soluções para os clientes, a fim de garantir transações contínuas em redes públicas e privadas.
Atualmente, o Swift atende mais de 11.500 instituições financeiras e já havia explorado a tecnologia blockchain antes. No ano passado, a empresa informou que os bancos realizariam testes reais de transações de ativos e moedas digitais em sua rede “em algum momento de 2025”.