Pagamentos

PIX cai nas graças dos consumidores no Dia das Mães e é assunto mais citado nos posts

09 maio 2021, 15:33 - atualizado em 09 maio 2021, 15:33
PIX Pagamentos
Segundo analistas, o resultado mostra o quanto o Pix  já está consolidada como meio de pagamento no Brasil (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Pix, sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central (BC) em meados do ano passado, foi o assunto mais citado nas postagens sobre o Dia das Mães em 2021, segundo aponta Buzzmonitor Trends, módulo da plataforma de software-as-a- service para gestão de social media e atendimento multicanal do Elifegroup.

Os dados foram coletados entre 26 de abril e 5 de maio.

A análise sobre como foi a expectativa das pessoas nas redes sociais para a comemoração no dia 9 revelou que o Pix aparece disparado como o assunto citado, recebendo mais de 8 mil menções no período.

Para os analistas da plataforma, o resultado mostra o quanto esta ferramenta já está consolidada como meio de pagamento no Brasil.

Outras formas citadas foram: “transferência”, “dinheiro”, “PicPay“, “cartão”, “boleto” e “débito”.

Entre os assuntos mais citados, nota-se como perfis comerciais estão aproveitando as redes sociais para incrementar as vendas ou ser o principal canal delas.

Um exemplo são as mais de 2,7 mil postagens com o termo “WhatsApp“, terceiro mais citado no período, o que sugere a importância do aplicativo mensageiro como canal de atendimento e de vendas para as empresas.

Por conta da pandemia, a entrega foi um fator destacado pelos usuários em relação às vendas. Nos posts sobre o Dia das Mães, termos como “Correios” e “delivery” estão entre os assuntos mais citados.

A previsão é de crescimento de 9% no número de compras on-line entre 20 de abril e 8 de maio em 2021, segundo a ABComm (Imagem: Unsplash/@elmundoderabbit)

As hashtags também ajudam as marcas a aumentarem o alcance das postagens nas redes sociais e, quando se fala em presentes para o Dia das Mães, as mais comuns foram:

#Presentescriativos, com 6.529 menções;

#ModaFeminina, com 4.891;

#Moda, com 3.784;

#Semijoias, com 3.331;

#Chocolate, com 3.198; e

#Acessorios, com 2.701.

No mapeamento do perfil dos usuários das mais de 750 mil posts nas redes sociais Facebook (FB), Instagram e Twitter, o Buzzmonitor revelou que, nas postagens sobre presentes para as mães, o público é majoritariamente feminino (70,94%).

Já em relação à localização, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo lideram a origem das postagens no Twitter.

Atualmente, o Dia das Mães só perde para a Black Friday em faturamento do comércio.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de crescimento de 9% no número de compras on-line entre 20 de abril e 8 de maio em 2021.

Ainda de acordo com o órgão, o faturamento pode subir até 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

O valor médio das compras via internet estimado é de R$ 444.