PIX cai nas graças dos consumidores no Dia das Mães e é assunto mais citado nos posts
O Pix, sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central (BC) em meados do ano passado, foi o assunto mais citado nas postagens sobre o Dia das Mães em 2021, segundo aponta Buzzmonitor Trends, módulo da plataforma de software-as-a- service para gestão de social media e atendimento multicanal do Elifegroup.
Os dados foram coletados entre 26 de abril e 5 de maio.
A análise sobre como foi a expectativa das pessoas nas redes sociais para a comemoração no dia 9 revelou que o Pix aparece disparado como o assunto citado, recebendo mais de 8 mil menções no período.
Para os analistas da plataforma, o resultado mostra o quanto esta ferramenta já está consolidada como meio de pagamento no Brasil.
Outras formas citadas foram: “transferência”, “dinheiro”, “PicPay“, “cartão”, “boleto” e “débito”.
Entre os assuntos mais citados, nota-se como perfis comerciais estão aproveitando as redes sociais para incrementar as vendas ou ser o principal canal delas.
Um exemplo são as mais de 2,7 mil postagens com o termo “WhatsApp“, terceiro mais citado no período, o que sugere a importância do aplicativo mensageiro como canal de atendimento e de vendas para as empresas.
Por conta da pandemia, a entrega foi um fator destacado pelos usuários em relação às vendas. Nos posts sobre o Dia das Mães, termos como “Correios” e “delivery” estão entre os assuntos mais citados.
As hashtags também ajudam as marcas a aumentarem o alcance das postagens nas redes sociais e, quando se fala em presentes para o Dia das Mães, as mais comuns foram:
#Presentescriativos, com 6.529 menções;
#ModaFeminina, com 4.891;
#Moda, com 3.784;
#Semijoias, com 3.331;
#Chocolate, com 3.198; e
#Acessorios, com 2.701.
No mapeamento do perfil dos usuários das mais de 750 mil posts nas redes sociais Facebook (FB), Instagram e Twitter, o Buzzmonitor revelou que, nas postagens sobre presentes para as mães, o público é majoritariamente feminino (70,94%).
Já em relação à localização, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo lideram a origem das postagens no Twitter.
Atualmente, o Dia das Mães só perde para a Black Friday em faturamento do comércio.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de crescimento de 9% no número de compras on-line entre 20 de abril e 8 de maio em 2021.
Ainda de acordo com o órgão, o faturamento pode subir até 18% em relação ao mesmo período do ano passado.
O valor médio das compras via internet estimado é de R$ 444.