Pix Automático: O que é e como vai funcionar a nova ferramenta?
O Banco Central anunciou uma nova modalidade do Pix nesta quinta-feira (7). Agora, os usuários poderão agendar previamente seus pagamentos com o Pix Automático. O serviço estará disponível em outubro de 2024.
A funcionalidade é muito parecida com o já conhecido débito automático, em que os boletos associados ao CPF e informações de conta da pessoa são agendados instantaneamente.
No entanto, o Banco Central avalia que, com a ajuda do Pix, os agendamentos de pagamentos ficarão mais acessíveis às pessoas. “O Pix Automático irá facilitar cobranças recorrentes e, como foi desenhado de forma flexível e parametrizável, poderá ser utilizado como forma de recebimento por grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação”, apontou o BC.
- Por que investir em Arezzo (ARZZ3)? Analista explica por que a varejista foi escolhida para compor o portfólio de ações para investir e ‘surfar’ o rali de natal; confira a tese no Giro do Mercado clicando aqui:
O serviço do Pix automático estará disponível para realizar o pagamento de:
- serviço público
- escolas
- faculdades
- academias
- condomínios
- clubes sociais
- planos de saúde
- serviços de streamings
- portais de notícias
- clubes por assinatura
- empresas do setor financeiro
O serviço será cobrado?
O Pix Automático não haverá cobrança de tarifa para pessoas física e será obrigatória a disponibilidade nos bancos.
Já para as empresas, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira e se os bancos querem ou não ofertar o serviço.
Passo a passo de como irá funcionar o Pix Automático
É necessário que a pessoa física manifeste seu interesse em pagar a conta com o Pix Automático. Feito isso, a empresa deve enviar a proposta e o cliente deve confirmar a autorização de pagamento.
Ou a iniciativa pode vir da empresa, que pode enviar a fatura do mês com a opção de pagamento via Pix Automático.