Economia

Pix Automático: Banco Central define data para lançamento; veja como vai funcionar

04 out 2023, 12:15 - atualizado em 04 out 2023, 12:15
pix automático
Lançamento do Pix Automático é adiado para outubro de 2024 (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Banco Central adiou a data de lançamento do Pix Automático para outubro de 2024. O novo serviço estava previsto para abril do próximo ano.

Segundo o BC, o adiamento ocorreu “por conta da complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BC”.

O serviço funcionará como uma versão aprimorada do débito automático. Sendo assim, pode ser utilizado em situações como pagamento de serviços de streaming, telefonia, energia elétrica, entre outros serviços de pagamento recorrentes ou até mesmo pagamento de parcelamento a longo prazo.

“O Pix automático viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. O desenvolvimento do produto é pautado em três pilares: segurança; praticidade para os usuários (pagadores e recebedores); e flexibilidade, de forma a permitir seu uso em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos”, afirma o Banco Central.

Assim como o Pix, a nova modalidade será gratuita, ou seja, livre de taxas de uso.

Confira o cronograma definitivo do Pix Automático

  • Novembro 2023: Especificação;
  • Dezembro 2023: Publicação das regras (regulamento do Pix e manuais);
  • Entre janeiro e agosto de 2024: Desenvolvimento dos sistemas;
  • Entre agosto e setembro de 2024: Testes homologatórios;
  • Outubro 2024: Lançamento.

Após o lançamento, o BC seguirá com agenda de estudos e aperfeiçoamentos do produto prevista para lançamentos futuros, que poderão incluir outras funcionalidades no serviço como, por exemplo, a possibilidade de portabilidade das autorizações para usar a conta de outra instituição, a definição de priorização de pagamentos programados para o mesmo dia, entre outros.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar