Carreiras

Piloto de drone, líder de lives: as profissões do futuro que começa agora

14 dez 2021, 19:26 - atualizado em 14 dez 2021, 19:27
Trabalho no futuro
Confira as 14 profissões do futuro segundo a Robert Half (Pixabay)

Esqueça carros voadores e hologramas por enquanto. Segundo a Robert Half, as 14 profissões que mais merecem atenção nos próximos anos têm um pé no tradicional, ao mesmo tempo em que estão de olho nas necessidades do futuro, exacerbadas pela pandemia da covid-19.

De acordo com a consultoria, as principais carreiras do futuro já são tendências para o presente, e estão nas áreas de Engenharia, Recursos Humanos, Tecnologia, Vendas e Marketing — todas impulsionadas por um advento: a transformação digital.

“As posições de tecnologia, por exemplo, estamos chamando de posições do futuro porque não são posições que estão sendo criadas agora, elas já são uma demanda permanente, só que você tem uma oferta de vagas muito maior do que a de candidatos, porque são necessidades novas, impulsionadas pela transformação digital que temos nas empresas e do mercado como um todo. Elas surgem porque a demanda do consumidor muda”, explica Leonardo Berto, gerente da operação da Robert Half no ABC e
Baixada Santista.

Um dos exemplos é o líder de live streaming, que é como se fosse uma espécie de organizador dos vídeos ao vivo, que já estão sendo contratados pelas empresas, e não pelas marcas de publicidade. “As empresas querem transmitir suas lives de maneira clara, as marcas querem mostrar os seus conteúdos online e com qualidade”, diz. “Isso acontece porque o modo de consumo das pessoas mudou durante a pandemia.”

Para Berto, todas as profissões do futuro estão diretamente ligadas à mudança de hábitos de consumo, a forma como o mercado é acessado e à adaptação dos mercados em busca de agilidade e digitalização. “Elas estão sendo originadas por conta desse ambiente digital e dessas mudanças de relação com o trabalho”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira abaixo as 14 profissões do futuro:

Engenharia –

  • Piloto de drone – responsável pelo controle da máquina para a produção de imagens e fotos aéreas, inspeções de estruturas, monitoramento agrícola, segurança pública, etc.
  • Engenheiro de georreferenciamento – responsável pelo mapeamento de imóveis rurais, definindo sua área e posição geográfica, o que inclui a criação de curvas de nível, diagnósticos locais e o desenvolvimento de relatórios.
  • Engenheiro de dados – responsável por gerenciar, otimizar e monitorar a captação, armazenamento e distribuição de dados em toda a empresa.
  • Engenheiro de inovação – responsável pela criação de novas soluções de produtos ou processos, complexas ou simples, para ganho de produtividade.

Recursos Humanos

  • People Analytics – responsável pelo processo de coleta, análise e geração de insights baseados em dados para a gestão de pessoas em empresas.
  • Change Management – tem como função acompanhar o processo de planejamento e implementação de mudanças na empresa, garantindo que sejam concretizadas e duradouras.
  • Especialistas em DEI – responsável pelo planejamento, execução e monitoramento de estratégias que tenham como foco a inclusão das pessoas nas empresas.

Tecnologia

  • Desenvolvedor Front-End – responsável pela experiência do usuário em páginas web, tendo a função desenhar e desenvolver as páginas com as quais o usuário final irá interagir.
  • Desenvolvedor Full Stack – responsável por desenvolver as funcionalidades dos sistemas, atuando tanto em front-end quanto em back-end (criação de códigos para a execução das funções de uma aplicação web).
  • Pentester – profissional encarregado de conduzir testes de segurança em uma infraestrutura para prevenir invasões e exposições de dados (“hacker do bem”).
  • Arquiteto de Soluções – responsável pelo desenvolvimento, adequação e integração de novas soluções personalizadas aos processos já existentes nas organizações.
  • Especialista em Machine Learning – tem como função desenvolver cálculos, simular cenários de decisão e avaliar periodicamente os resultados gerados por esses sistemas.

Vendas e Marketing

  • Analista Martech – responsável por estabelecer a integração entre a tecnologia e o marketing, aliando as demandas de vendas e marketing da empresa às melhores tecnologias a favor desses setores.
  • Líder de live streaming – tem como função garantir o bom funcionamento das transmissões ao vivo e coordenar uma equipe dedicada a entregar transmissões de qualidade para o público-alvo.
Editora
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
tamires.vitorio@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.