Carros

Picapes e SUVs a diesel desvalorizam mais que o dobro das versões flex

28 set 2023, 14:46 - atualizado em 28 set 2023, 14:46
Diesel Combustível Carros SUVs Picapes
Picapes e SUVs a diesel estão se transformando em uma dor de cabeça a motoristas (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Picapes e SUVs com motor a diesel estão se transformando em uma dor de cabeça para motoristas que pensam em revender seus modelos no mercado de seminovos.

Segundo levantamento da Mobiauto, os modelos a diesel respondem pelos maiores índices de depreciação.

A consultoria do mercado de automóveis nota que, embora os modelos flex (gasolina e álcool) tenham preços de venda mais interessantes para seus donos, são justamente eles que vêm “sumindo” das prateleiras das concessionárias.

“Nossa primeira intenção era prospectar a variação de preços de veículos ano/modelos 2022. Mas foi justamente nesse ano que dois veículos deixaram de oferecer motores flex: Toyota SW4 e Chevrolet S10. Apontamos nossa análise para os carros 2021, a fim de ampliar o leque de consultas”, explica Saint Clair de Castro Junior, economista e CEO da Mobiauto.

Comparando veículos com maior volume de negócios e maior representatividade comercial no segmento de seminovos, percebeu-se que os modelos a diesel desvalorizaram mais do que o dobro das categorias flex. Em alguns casos, a disparidade no índice de depreciação é de até 12 pontos percentuais.

Marca Modelo Combustível Ano Agosto/22 (R$) Agosto/23 (R$) Depreciação (%)
Toyota SW4 SRV 2.7 Flex 2021 266.210,98 264.509,09 0,64%
Toyota SW4 SRX 2.8 TDI 2.4 Diesel 2021 363.543,17 316.777,98 12,86%
Chevrolet S10 CD LTZ 2.5 Ecotec 4×4 Flex 2021 196.445,67 190.667,67 2,94%
Chevrolet S10 CD LTZ 2.8 CTDI 4×4 Diesel 2021 242.775,67 211.876,48 12,73%
Toyota Hilux CR SRV 2.7 Flex 2021 209.995,12 203.777,32 2,96%
Toyota Hilux CD SRX 2.8 TDI 4×4 Diesel 2021 305.500,11 261.877,30 14,28%
Fiat Toro Freedom 1.8 AT6 Flex 2021 115.201,77 108.440,76 5,87%
Fiat Toro Ultra 2.0 1.6V TDI 4×4 Diesel 2021 181.657,44 158.443,18 12,78%
Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2021 102.776,46 294.996,87 9,52%
Jeep Reneage Longitude 2.0 TDI 4×4 Diesel 2021 162.552,14 324.667,23 16,06%
Lande Rover Discovery Sport SE 2.0 4×4 Flex 2021 326.765,62 125.331,87 9,72%
Lande Rover Discovery Sport SE 2.0 4×4 Diesel Diesel 2021 370.876,51 158.113,54 12,46%

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que explica a forte desvalorização dos veículos a diesel?

Para a Mobiauto, o que explica a diferença nas cotações dentro do mercado de seminovos é a disparada do preço do diesel no Brasil, que não voltou a ser o que era.

“Ele está mais caro que a gasolina, e aí aquele comprador dos grandes centros, que visava um SUV ou picape a diesel por questões de autonomia e custo-benefício, perdeu o interesse. Muitos modelos com esse tipo de combustível estão parados nas concessionárias e revendas e, aí, o preço médio cai mesmo”, desenvolve Castro Júnior.

O sucesso dos veículos a diesel no Brasil está relacionado à forte demanda dos modelos no interior do país, sobretudo por produtores rurais. Há ainda a percepção de que somente modelos a diesel são capazes de superar terrenos e ambientes acidentados e sem muita infraestrutura.