Picapes e SUVs a diesel desvalorizam mais que o dobro das versões flex
Picapes e SUVs com motor a diesel estão se transformando em uma dor de cabeça para motoristas que pensam em revender seus modelos no mercado de seminovos.
Segundo levantamento da Mobiauto, os modelos a diesel respondem pelos maiores índices de depreciação.
A consultoria do mercado de automóveis nota que, embora os modelos flex (gasolina e álcool) tenham preços de venda mais interessantes para seus donos, são justamente eles que vêm “sumindo” das prateleiras das concessionárias.
“Nossa primeira intenção era prospectar a variação de preços de veículos ano/modelos 2022. Mas foi justamente nesse ano que dois veículos deixaram de oferecer motores flex: Toyota SW4 e Chevrolet S10. Apontamos nossa análise para os carros 2021, a fim de ampliar o leque de consultas”, explica Saint Clair de Castro Junior, economista e CEO da Mobiauto.
Comparando veículos com maior volume de negócios e maior representatividade comercial no segmento de seminovos, percebeu-se que os modelos a diesel desvalorizaram mais do que o dobro das categorias flex. Em alguns casos, a disparidade no índice de depreciação é de até 12 pontos percentuais.
Marca | Modelo | Combustível | Ano | Agosto/22 (R$) | Agosto/23 (R$) | Depreciação (%) |
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Toyota | SW4 SRV 2.7 | Flex | 2021 | 266.210,98 | 264.509,09 | 0,64% |
Toyota | SW4 SRX 2.8 TDI 2.4 | Diesel | 2021 | 363.543,17 | 316.777,98 | 12,86% |
Chevrolet | S10 CD LTZ 2.5 Ecotec 4×4 | Flex | 2021 | 196.445,67 | 190.667,67 | 2,94% |
Chevrolet | S10 CD LTZ 2.8 CTDI 4×4 | Diesel | 2021 | 242.775,67 | 211.876,48 | 12,73% |
Toyota | Hilux CR SRV 2.7 | Flex | 2021 | 209.995,12 | 203.777,32 | 2,96% |
Toyota | Hilux CD SRX 2.8 TDI 4×4 | Diesel | 2021 | 305.500,11 | 261.877,30 | 14,28% |
Fiat | Toro Freedom 1.8 AT6 | Flex | 2021 | 115.201,77 | 108.440,76 | 5,87% |
Fiat | Toro Ultra 2.0 1.6V TDI 4×4 | Diesel | 2021 | 181.657,44 | 158.443,18 | 12,78% |
Jeep | Renegade Longitude 1.8 | Flex | 2021 | 102.776,46 | 294.996,87 | 9,52% |
Jeep | Reneage Longitude 2.0 TDI 4×4 | Diesel | 2021 | 162.552,14 | 324.667,23 | 16,06% |
Lande Rover | Discovery Sport SE 2.0 4×4 | Flex | 2021 | 326.765,62 | 125.331,87 | 9,72% |
Lande Rover | Discovery Sport SE 2.0 4×4 Diesel | Diesel | 2021 | 370.876,51 | 158.113,54 | 12,46% |
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O que explica a forte desvalorização dos veículos a diesel?
Para a Mobiauto, o que explica a diferença nas cotações dentro do mercado de seminovos é a disparada do preço do diesel no Brasil, que não voltou a ser o que era.
“Ele está mais caro que a gasolina, e aí aquele comprador dos grandes centros, que visava um SUV ou picape a diesel por questões de autonomia e custo-benefício, perdeu o interesse. Muitos modelos com esse tipo de combustível estão parados nas concessionárias e revendas e, aí, o preço médio cai mesmo”, desenvolve Castro Júnior.
O sucesso dos veículos a diesel no Brasil está relacionado à forte demanda dos modelos no interior do país, sobretudo por produtores rurais. Há ainda a percepção de que somente modelos a diesel são capazes de superar terrenos e ambientes acidentados e sem muita infraestrutura.