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Picanha ficará de fora do churrasco brasileiro na Copa do Mundo, avalia KPMG

19 nov 2022, 13:00 - atualizado em 18 nov 2022, 14:59
Churrasco
Picanha será presença VIP nos churrascos no Brasil durante Copa do Mundo. KPMG lista os substitutos em meio à inflação elevada. (Imagem: Unsplash/Vincent Keiman)

A Copa do Mundo deve impulsionar a venda de cervejas, destilados, petiscos e carnes no Brasil, mas nem tudo deve acabar em pizza em função da inflação ainda elevada. A picanha bovina será presença rara nos churrascos e terá substitutos, avalia a KPMG.

Outra grande novidade em meio ao torneio de futebol será o aumento no percentual de uso de canais e plataformas digitais.

Na internet, onde o consumo é realizado mais por impulso ou por conveniência, aplicativos de entrega ultrarrápida serão os protagonistas nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Já as compras planejadas terão seu grande foco nos atacarejos, que conquistarão cada vez mais espaço nas escolhas dos consumidores brasileiros devido a sua oferta de grandes volumes a preços bem mais vantajosos.

“No caso dos alimentos, por conta da inflação atual, há tendência de aumento no consumo proporcional de frangos e suínos para churrascos, na comparação com carnes vermelhas, além de petiscos para acompanhar os jogos”, afirma a empresa global KPMG com base dados de mercado, setor e comportamento dos consumidores.

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Copa do Mundo com vacas magras

Não é somente a picanha que será presença ilustre nas confraternizações no Brasil em torno da Copa do Mundo 2022, sediada no Catar entre os dias 20 de novembro a 18 de dezembro.

O ano de 2022 não tem sido tão favorável para os segmentos de varejo e fabricantes de bens de consumo, em decorrência de inflação, crédito escasso, juros altos e câmbio desfavorável.

Mesmo se houver aumento de faturamento com a alta de preços, o mesmo não ocorre com o volume de vendas. Ainda assim, já observamos uma redução importante da inflação e a Copa do Mundo contribui para elevar as expectativas positivas para o setor.

“Ou seja, há um cenário de confiança para o crescimento nas vendas do varejo e dos fabricantes nos próximos meses, reforçado pela confirmação de um novo governo em 2023”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Ticket médio de gastos

A Shopper, maior supermercado 100% online do Brasil, informa que o ticket médio de gastos com opções variadas de alimentos para torcedores acompanharem os jogos na Copa do Mundo gira em torno de R$ 39,90 (cerveja e salgadinhos diversos) a R$ 269,90 (baguete artesanal, croissant, quiche, frutas, geleia, queijos, presunto cru e outras guloseimas).

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