Internacional

PIB dos Estados Unidos surpreende e cresce 2,8% no 2T24

25 jul 2024, 9:37 - atualizado em 25 jul 2024, 9:50
eua estados unidos pib
PIB dos EUA cresceu 2,8% no 2T24 (Imagem: Karolina Kaboompics/Pexels)

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) no segundo trimestre de 2024 (2T24) expandiu a uma taxa anualizada de 2,8%, informou o Departamento do Comércio nesta quinta-feira (25). No trimestre passado, o aumento foi de 1,4%.

O avanço superou as expectativas do mercado, que esperava uma alta de 2% na primeira leitura do trimestre. Nos próximos meses, o Bureau of Economic Analysis (BEA) divulga mais duas estimativas.

O BTG Pactual, que projetava alta de 2,3%, diz que a aceleração reflete uma recuperação do consumo. “O resultado vai em linha com o nosso cenário base de um primeiro semestre sólido de crescimento da demanda doméstica, seguido por uma acomodação no segundo semestre de 2024”, explica.

O BEA afirma que o crescimento mais rápido do que o esperado do PIB também espelha o aumento do investimento privado em inventário e do investimento fixo não residencial.

A aceleração deixa as expectativas de um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) em setembro intactas.

Segundo a XP Investimentos, os analistas também monitoram outros dados de atividade: pedidos iniciais de auxílio-desemprego na semana passada; encomendas de bens duráveis em junho; e sondagem industrial do Fed de Kansas relativa a julho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar