PIB dos Estados Unidos cresce 2,4% no 4T24 e fecha o ano a 2,8%

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) expandiu a uma taxa anualizada de 2,4% no quarto trimestre de 2024 (4T24), mostra a terceira e última leitura divulgada nesta quinta-feira (27).
O número refletiu, principalmente, aumentos nos gastos do consumidor e gastos do governo que foram parcialmente compensados por uma redução no investimento, segundo o Bureau of Economic Analysis (BEA). As importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, diminuíram no período.
O resultado veio em linha com as expectativas do mercado. Nas duas primeiras leituras, divulgadas em janeiro e fevereiro, o PIB americano registrou alta de 2,3%.
- E MAIS: O que há de mais importante no mercado financeiro hoje? O programa Giro do Mercado mostra as principais notícias para o seu bolso todos os dias, às 12h
O PIB caiu frente ao trimestre imediatamente anterior, quando a alta foi de 3,1%. Em comparação com o período entre julho a setembro, a desaceleração refletiu principalmente quedas no investimento, nas exportações e nas importações.
Em 2024, o PIB do país subiu 2,8%, frente ao aumento de 2,9% em 2023. O aumento no ano refletiu a alta nos gastos do consumidor, investimento, gastos do governo e exportações. As importações aumentaram no período.