PIB dos Estados Unidos cresce 2,3% no 4T24, mostra 2ª leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) expandiu a uma taxa anualizada de 2,3% no quarto trimestre de 2024 (4T24), mostra a segunda leitura da atividade econômica divulgada nesta quinta-feira (27).
O número refletiu principalmente aumentos nos gastos do consumidor e gastos do governo que foram parcialmente compensados por uma redução no investimento, segundo o Bureau of Economic Analysis (BEA). As importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, diminuíram.
O PIB caiu frente ao trimestre imediatamente anterior, quando a alta foi de 3,1%. Em comparação com o período entre julho a setembro, houve queda no investimento e nas exportações, que foram parcialmente compensadas por uma aceleração nos gastos do consumidor.
Em 2024, o PIB do país subiu 2,8%, frente ao aumento de 2,9% em 2023. A alta no ano refletiu aumentos nos gastos do consumidor, investimento, gastos do governo e exportações. As importações aumentaram.
Os resultados vieram similares ao reportado na primeira leitura da atividade econômica norte-americana, quando saltou 2,3% de outubro a dezembro e 2,8% no ano.
No próximo mês, a agência do Departamento do Comércio norte-americano divulga mais uma leitura do PIB.