Economia

PIB do Brasil pode cair até 3,5% em 2020 e subir 3,5% em 2021, avalia Bank of America

02 abr 2020, 14:04 - atualizado em 02 abr 2020, 14:04
Coronavírus
A estimativa passou de -0,5% no ano para -3,5% (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A queda do PIB do Brasil em 2020 tende a ser maior do que a projetada em março, avalia o Bank of America em um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (2) e obtido pelo Money Times.

A estimativa passou de -0,5% no ano para -3,5%.

“Essa revisão se baseia em uma recessão global maior e no impacto do bloqueio implementado no Brasil”, avaliam os economistas do banco.

Eles esperam uma profunda contração no segundo trimestre, mas também um crescimento maior no próximo ano, à medida que as coisas normalizarem.

“O crescimento deve atingir 3,5% no próximo ano, em relação à nossa previsão anterior de crescimento de 2,5%”, estimam.

Com esse resultado, o déficit nominal também aumentará significativamente, levando a dívida pública bruta a passar de 76% do PIB em 2019 para 84% do PIB este ano.

“O total de medidas anunciadas até agora é próximo a 10% do PIB, mas nem tudo gera um impacto fiscal primário, pois algumas das medidas estão sendo implementadas pelos bancos públicos”, concluem.

Veja os novos números:

Fonte: Bank of America
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.