PIB do 3º trimestre evidenciou recuperação da economia, diz secretário da Fazenda
A recuperação da economia brasileira foi colocada de forma “bastante direta” pela divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, avaliou o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, nesta quarta-feira.
Ao falar na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, ele afirmou que isso mostra que “ter zelo fiscal tem retorno inclusive no curto prazo”.
Na véspera, o IBGE divulgou que a economia cresceu 0,6% entre julho e setembro sobre os três meses anteriores, num desempenho acima do esperado pelo mercado.
Durante sua participação em audiência, Waldery afirmou que o governo busca chegar, com as medidas formuladas e propostas ao Congresso, a uma solução que traga emprego e renda em todos os aspectos.
“Fiscal é um meio, não é o fim em si mesmo”, pontuou ele, acrescentando que essa busca é necessária para que haja cada vez mais capacidade de atendimento às políticas sociais.
Waldery defendeu as três propostas de emenda à Constituição (PECs) enviadas pelo time econômico para mudar o arcabouço fiscal do Estado brasileiro, prevendo, entre outros pontos, a desvinculação do Orçamento, repartição de mais receitas com Estados e municípios e extinção de municípios com fusão a outros.