Mercados

PIB do 1º semestre desaba e Bolsa sobe; veja as principais notícias desta tarde

01 set 2020, 13:38 - atualizado em 01 set 2020, 13:38
Mercados
O BTG afirmou que se o governo e o Congresso avançarem com a agenda de reformas, o Ibovespa pode retomar a trajetória de alta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

1 – Ibovespa sobe no  1º pregão de setembro

O tom positivo prevalecia no Ibovespa (IBOV) nesta terça-feira, respaldado por Wall Street, com forte noticiário corporativo e anúncios sobre a reforma administrativa e auxílio emergencial, mas também dados mostrando ainda a forte contração do PIB brasileiro no segundo trimestre.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o texto da reforma administrativa finalmente será enviado ao Congresso na próxima quinta-feira e ainda disse que o auxílio emergencial por causa da pandemia de coronavírus será de 300 reais mensais até o final do ano.

Em relatório com as recomendações de ações para o mês, o BTG Pactual (BPAC11) afirmou que se o governo e o Congresso avançarem com a agenda de reformas e indicarem vontade de trabalhar na consolidação fiscal, o Ibovespa pode retomar a trajetória de alta.

As declarações de Bolsonaro foram feitas no mesmo dia em que o IBGE divulgou que a economia sofreu contração recorde no segundo trimestre ao despencar 9,7% sobre os três meses anteriores, com perdas históricas na indústria e no setor de serviços devido ao auge da crise da Covid-19.

A equipe da Elite Investimentos destacou notícias positivas vindas do exterior, em especial o PMI do Caixin/Markit da China, que superou as expectativas em agosto, e um maior otimismo vindo da Alemanha.

Nos EUA, o índice Nasdaq (NSXUSD), com forte peso de papéis de empresas do setor de tecnologia, bateu uma máxima recorde na abertura dos negócios desta terça-feira, com as ações da Apple (AAPL) em alta e sondagens positivas sobre o segmento manufatureiro na Chinae na Europa dando a tônica antes da divulgação de números semelhantes nos EUA.

O IBGE informou que revisou a contração do Produto Interno Bruto brasileiro no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores a 2,5% (Imagem: Fernanda Carvalho/Fotos Publicas)

As ações da Apple ganhava 1,7%, subindo pelo segundo dia consecutivo após um desdobramento de ações entrar em vigor, já em outra matéria a fabricante do iPhone pediu aos fornecedores que produzissem pelo menos 75 milhões de iPhones 5G para este ano.

2 – PIB desaba

economia brasileira contraiu mais no primeiro trimestre de 2020 do que o calculado anteriormente, de acordo com dados revisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados nesta terça-feira.

O IBGE informou que revisou a contração do Produto Interno Bruto brasileiro no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores a 2,5%, de uma queda de 1,5% calculada anteriormente.

Também foram revisados os resultados dos quarto e terceiro trimestres do ano passado a crescimentos de 0,5% e 0,1% respectivamente, de 0,4% e 0,5%.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a queda do PIB registrada no segundo trimestre do ano é um “som distante” que reflete os efeitos da pandemia da Covid-19 e frisou que o Brasil já deu início a uma recuperação em V.

“Isso é um som distante, é o som do impacto da pandemia lá atrás”, afirmou Guedes durante audiência virtual em comissão do Congresso ao comentar a retração recorde de 9,7% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre sobre os três meses anteriores.

Uma leitura acima de 50 indica expansão na indústria, que responde por 11% da economia dos EUA (Imagem: Unsplash/@bonniekdesign)

3 – Atividade manufatureira dos EUA cresce

A atividade manufatureira dos Estados Unidos acelerou para uma máxima em mais de um ano e meio em agosto, refletindo um salto no volume de novos pedidos, mas o emprego continuou a diminuir, sustentando as visões de que a recuperação do mercado de trabalho norte-americano está perdendo ímpeto.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse nesta terça-feira que seu índice de atividade da indústria nacional saltou para 56,0 no mês passado, ante leitura de 54,2 em julho. Esse foi o nível mais alto desde janeiro de 2019 e marcou três meses consecutivos de ganhos.

Uma leitura acima de 50 indica expansão na indústria, que responde por 11% da economia dos EUA

4 – Gol lidera altas após anunciar pagamento de dívidas

Gol (GOLL4) comunicou, nesta terça-feira (01), que pagou US$ 300 milhões, mais juros, referentes ao empréstimo Term Loan B, contratado em agosto de 2015. Nos últimos dias, dúvidas sobre a capacidade da companhia aérea arcar com o compromisso circularam pelo mercado.

Uma eventual inadimplência da companhia teria repercussões internacionais, já que a americana Delta Airlines poderia ser obrigada a honrar a dívida da brasileira.

Com isso, a Gol tinha elevação de 5,70%, a R$ 18,71, por volta das 13h28.

5 – Comércio global indica retomada mais rápida

comércio global dá sinais de se recuperar mais rapidamente da pandemia de coronavírusdo que após a crise financeira de 2008, de acordo com o Instituto Kiel para a Economia Mundial, da Alemanha.

Os volumes de embarque já estão nos níveis que levaram mais de um ano para serem atingidos após o colapso do Lehman Brothers, sugerindo uma recuperação em forma de V, disse o presidente da instituição, Gabriel Felbermayr.

O comércio passa por uma “queda profunda e uma recuperação rápida”, disse. “A situação atual é significativamente melhor” do que há uma década.