PIB da Coreia do Sul contrai 0,3% no 1º tri; pior nível desde 2008
O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul registrou contração de 0,3% no primeiro trimestre de 2019, em comparação aos três meses imediatamente anteriores, atingindo o pior nível desde 2008, informou nesta quinta-feira (25) o Banco Central da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês).
O resultado, abaixo das expectativas do mercado – que projetava crescimento de 0,3%, foi atribuído a fraqueza no setor de tecnologia, declínio dos investimentos e a queda nas exportações da quarta maior economia da Ásia.
Analistas consultados pela Bloomberg e pela agência de notícias sul-coreana Yonhap avaliam que a contração no PIB provavelmente prejudicará ainda mais a popularidade do presidente Moon Jae-in, uma vez que sua pressão para impulsionar empregos e renda fracassa.
Em Seul, o índice Kospi refletia o resultado do PIB e operava às 0h05 (horário de Brasília) com perda de 0,12%, aos 2.198,49 pontos, enquanto o won (moeda local) caia para o nível mais fraco desde março de 2017.
Os dados sobre a economia sul-coreana foram divulgados uma semana após o BoK rebaixar sua projeção de crescimento de 2,6% para 2,5% em 2019, citando incertezas econômicas e exportações mais fracas que o esperado. A Coreia do Sul cresceu 2,7% em 2018, um desaquecimento quando comparado aos 3,1% vistos um ano antes.