PGR pede arquivamento de investigações contra Pacheco, Alcolumbre e Marcos do Val
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do pedido de investigação contra os senadores Rodrigo Pacheco (PSD), Davi Alcolumbre (União Brasil) e Marcos do Val (Podemos) por crime de corrupção.
O pedido foi feito pelo também senador Alessandro Vieira (PSDB) para que fossem apurados crimes de corrupção envolvendo emendas do chamado “orçamento secreto”. Também foi protocolado no Conselho de Ética do Senado uma representação contra os três por quebra de decoro parlamentar.
A ação foi proposta baseada m entrevista do senador Marcos do Val ao jornal “Estadão” onde ele afirma ter ganhado o direito de indicar R$50 milhões em emendas como gratidão por ter apoiado a campanha de Rodrigo Pacheco à Presidência do Senado, em fevereiro de 2021, e que teria sido informado do benefício por Alcolumbre.
As emendas a que Marcos do Val se referiu fazem parte do chamado “orçamento secreto”. Emendas desse gênero são liberadas para parlamentares pelo relator do Orçamento, com base em acertos informais dentro do Congresso. São consideradas por especialistas menos transparentes e mais difíceis de rastrear.
A Procuradoria não viu indícios de irregularidades sobre o uso destes recursos para a eleição de Pacheco à Presidência do Senado. Portanto, segundo ela, não há elementos que indiquem que houve corrupção ativa e passiva. O parecer é assinado pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo.
Money Times é Top 9 em Investimentos!
Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!