Petz fortalece presença onde lojas de bairro não conseguem competir: varejo veterinário
Há uma grande avenida de crescimento para a Seres, o centro veterinário da Petz (PETZ3). A própria companhia percebeu isso e está investindo na expansão das unidades no país, criando um diferencial em relação aos pequenos pet shops, na avaliação da Ativa Investimentos.
“Olhando para os serviços ofertados, a companhia não pretende competir com as lojas de bairro”, afirmou o analista Pedro Serra, em relatório divulgado na quarta-feira. “A estratégia utilizada é de crosselling [venda cruzada], já que um cliente que utiliza os serviços de banho/tosa/veterinário tende a gastar 3 vezes mais, e, além disso, gasta 2 vezes mais em produtos. Em complemento a isso, a companhia possui a Seres – utilizada para procedimentos veterinários complexos. A companhia deve continuar expandido sua abertura de hospitais ao redor do país, e nessa frente os pequenos pet shops não conseguem competir”.
A Ativa iniciou a cobertura da ação da companhia com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 29,30. A corretora vê a Petz bem posicionada para se beneficiar do crescimento no setor, que ainda está em fase inicial e é extremamente fragmentado.
Na avaliação da Ativa, o mercado irá convergir para um amadurecimento nos próximos anos, com as lojas de bairro perdendo participação (atualmente, representam 50% do segmento) para as grandes companhias.
Além disso, o movimento de “humanização dos pets”, que cresceu na pandemia, deve aumentar os gastos do consumidor com produtos e serviços para animais de estimação, incluindo rações premium com valor mais alto e saúde e estética.
“Devido a esses fatores, deve-se esperar além de uma expansão no número de pets, um aumento dos gastos com os mesmos nos próximos anos, fechando um gap existente entre o gasto anual/pet no Brasil em relação a outros países”, comentou Serra.
Na opinião do analista, o segmento digital, somado às operações físicas, tem se mostrado uma estratégia acertada para a Petz. Serra destacou que cerca de 80% das vendas online são fruto do omnichannel.
“As próprias lojas funcionam como Centros de Distribuição, conseguindo entregar de forma mais rápida e com um custo muito menor do que se tivesse que solicitar uma entrega a partir de um centro de distribuição”, disse.
Curto prazo
No curto prazo, a Ativa espera ver um aumento de gastos por parte da Petz com marketing e logística devido à aceleração digital e à expansão geográfica.
No entanto, a partir de 2023, com uma aceleração das vendas e um melhor adensamento de rotas logísticas, essas despesas tendem a diluir e aumentar a rentabilidade da empresa.
“Na margem bruta, o mix de vendas da companhia vem compensando o aumento da inflação e a maior penetração digital. Devido a isso, a companhia deve melhorar a rentabilidade do business e atingir em 2024 uma margem Ebitda de 9,8%”, concluiu Serra.