BusinessTimes

PetroRio (PRIO3) é o melhor nome para aproveitar possível ‘corrida do ouro’ do setor de óleo e gás

12 jul 2022, 15:49 - atualizado em 12 jul 2022, 15:49
PetroRio PRIO3
Com as mudanças regulatórias ao longo dos últimos anos, o cenário do setor de óleo e gás está cada vez mais competitivo, destaca a Quantzed (Imagem: Reprodução/PetroRio)

A PetroRio, ou PRIO (PRIO3), é o novo entrante mais confiável para aproveitar o que pode ser a “corrida do ouro” do setor de óleo e gás, avalia a Quantzed, em relatório elaborado na semana passada.

A plataforma voltada para investimentos está com recomendação de compra para as ações da petroleira, com preço estimado de R$ 31, o que implica um potencial de valorização de aproximadamente 41% em relação ao último fechamento.

Segundo a Quantzed, com as mudanças regulatórias ao longo dos últimos anos, o cenário do setor está cada vez mais competitivo, tornando economicamente viável o desenvolvimento de projetos por parte de empresas privadas – como a PetroRio.

A Quantzed lembra que, há não muito tempo, a Petrobras (PETR3;PETR4) era o único player operador no setor por conta de proteções regulatórias que garantiam à empresa o direito de monopólio.

“Ocorre que, com a quebra do monopólio e a recente política de desinvestimentos da Petrobras, criou-se um ótimo ambiente para novos entrantes (como a PetroRio), o que podemos chamar de ‘corrida do ouro’ do setor”, afirma Vitório Galindo, analista responsável pelo relatório.

Track record

Para a Quantzed, um dos pontos altos da PetroRio é seu “belíssimo” histórico de alocação de capital, com a companhia se mostrando pronta para adquirir novos ativos e/ou participações em campos já produtores.

De acordo com Galindo, não só as aquisições aumentaram as reservas e a produção da PetroRio, como a companhia também conseguiu aplicar com sucesso o seu modelo de negócios na redução de custos e revitalização dos campos.

“Há, portanto, uma geração de valor para os ativos adquiridos, além das boas aquisições a preços razoáveis”, diz o analista.

Galindo cita como exemplo a participação no Campo de Manati, que teve um payback de dois anos e uma taxa interna de retorno (TIR) de 66% ano a ano.

“Já as demais aquisições realizadas pela companhia buscam alcançar taxas internas de retorno acima de 20% ao ano em dólar, sem alavancagem”, completa.

Inclusive, a redução drástica da alavancagem foi o que permitiu à PetroRio aumentar seu poder de fogo para realizar novas aquisições. Após a oferta subsequente de ações, emissão de bonds, captação de novas dívidas para capital de giro e forte geração de caixa nos últimos anos, a PetroRio está em uma situação de caixa confortável para pagar as recentes aquisições – e até fechar outras -, destaca Galindo.

Próximo passos

A PetroRio está com uma agenda movimentada para os próximos anos. Os planos da companhia vão desde novas aquisições (potencial compra da Albacora Oeste) a revitalizações de campos.

A companhia anunciou ontem, após o fechamento de mercado, que iniciou a produção do poço 7-FR-54H-RJS (ODP4), localizado no Campo de Frade.

Campo de Frade, PetroRio PRIO
Início das operações do novo poço no Campo de Frade aumenta a produção da PetroRio em 45%, para cerca de 48,5 mil barris de óleo por dia (Imagem: Divulgação/PRIO)

A produção inicial estabilizada do poço é de aproximadamente 15 mil barris de óleo por dia (bopd), superior às previsões iniciais da companhia, e não só dobra o volume do campo, como também aumenta a produção da PetroRio em 45%, para cerca de 48,5 mil barris de óleo por dia.

O ODP4 é o primeiro poço da campanha de revitalização do Campo de Frade. Ele foi executado em 68 dias, incluindo a conexão submarina, prazo inferior às projeções iniciais, resultando em uma redução de custo de 30% do valor orçado para a construção e conexão subsea dele.

Com custos menores que o esperado, a PetroRio decidiu antecipar a perfuração de um segundo poço, o MUP3A, que estava prevista para a segunda fase da campanha de revitalização.

A notícia, somada à divulgação dos dados operacionais de junho, explica por que a PetroRio está descolada de seus pares na Bolsa nesta terça-feira (12). Enquanto as demais caíam forte com o recuo dos preços do petróleo, a PetroRio subia quase 2% por volta das 15h35, negociada a R$ 22,35.

Além de novas aquisições e campanhas de revitalização de campos, a petroleira trabalha no desenvolvimento de seus ativos e participações recentemente adquiridas, como a Albacora Leste e a Wahoo.

O desenvolvimento do Campo de Wahoo é o segundo maior projeto em termos de criação de valor para os acionistas e de geração de caixa para a PetroRio, destaca Galindo.

O plano ainda precisa da aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que deve acontecer ainda este ano.

A iniciativa contempla a perfuração de quatro poços produtores e dois poços injetores, com expectativa de produção de aproximadamente 10 mil barris de óleo e equivalentes por dia para cada poço, totalizando uma produção de 40 mil barris por dia para o campo.

Além disso, a PetroRio pretende compartilhar a estrutura já existente em Frade, inclusive o mesmo FPSO, em um movimento parecido com o que foi feito com os campos de Polvo e Tubarão Martelo para reduzir custos e aumentar a rentabilidade do ativo.

Preços do petróleo

A perspectiva da Quantzed em relação à cotação do petróleo ainda é positiva, suportada pela ideia de que a oferta e a demanda do combustível continuará desbalanceada, pelo menos no curto e médio prazo.

“Para que se possa retomar a oferta, se faz necessário o investimento de capital nos ativos, assim como tempo suficiente para que os investimentos cheguem à fase operacional”, ressalta Galindo.

E, mesmo com os preços do petróleo abaixo dos patamares atuais, as ações da PetroRio não sofreriam uma queda significativa, mostrando boa margem de segurança para o papel “aguentar desaforos”, de acordo com o analista.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar