PetroRio assina acordo para vender fatia de 10% no campo de Manati à Gas Bridge
A PetroRio (PRIO3) assinou acordo com a Gas Bridge SA para venda de sua participação de 10% no Campo de Manati, em transação com valor total de 144,4 milhões de reais, informou a empresa em fato relevante nesta quinta-feira (5).
O negócio inclui a transferência de todas as responsabilidades da PetroRio pelo ativo, incluindo a participação no abandono do empreendimento, acrescentou a companhia.
A transação, no entanto, está sujeita a condições precedentes, dentre as quais está o êxito da Gas Bridge na aquisição da participação da Petrobras (PETR3; PETR4) em Manati, ainda segundo a PetroRio.
A Petrobras informou em agosto que entrou em etapa de recebimento de ofertas vinculantes por sua participação de 35% no campo de Manati, na Bahia.
Também em agosto, a Enauta participações, que detém 45% em Manati, informou que fechou a venda á Gas Bridge da totalidade de sua participação no ativo, por 560 milhões de reais.
A Petro Rio disse que sua operação para deixar Manati envolve o recebimento pela empresa de uma parcela fixa de 124,4 milhões de reais e 20 milhões de reais em “earn-out”, sujeitos a determinadas aprovações regulatórias subsequentes relacionadas ao campo.
A data efetiva da venda será 31 de dezembro de 2020, e a PetroRio continuará tendo o direito à geração de caixa de Manati até essa data, acrescentou a empresa.
A petroleira disse que o movimento “faz parte da estratégia de valor da companhia através de uma gestão dinâmica de seu portfólio de ativos e reforça o foco da Petro Rio nos ativos operador que compõem o cerne do seu negócio”.
Resultado sem lucro
A PetroRio tem recuperado seu ritmo de produção desde as mínimas causadas pela pandemia e o balanço corporativo da companhia no terceiro trimestre traduz tal movimento em números.
A produção petrolífera total da PetroRio teve um aumento de 44% quando comparada ao mesmo período de 2019, e saltou 25% em relação ao 2° trimestre de 2020.
O crescimento significativo da produção é resultado da aquisição de 80% do Campo de Tubarão Martelo, concluída em 3 de agosto de 2020, e a bem-sucedida campanha de Polvo, que incrementou a produção do Campo em 2.500 barris a partir de sua conclusão em março deste ano.