Brasil

Petrópolis: Pequenos negócios terão mais prazo para pagamento de impostos

19 fev 2022, 13:27 - atualizado em 19 fev 2022, 14:00
Deslizamento de terra no Morro da Oficina, em Petrópolis
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Os pequenos negócios da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, terão um prazo maior para o pagamento de impostos.

Os petropolitanos vivem desde o início da semana uma verdadeira tragédia. O grande volume de chuvas que caiu sobre a região causou uma série de desabamentos e deslizamentos de terra.

Segundo a Defesa Civil informou neste sábado (19), o número de mortos subiu para 138. A Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio (Sepol) disse que até as 10h de hoje (19) o IML tinha recebido 133 cadáveres e três despojos.

Dado o estado de calamidade pública enfrentado pelo município, a Secretaria da Receita Federal decidiu prorrogar até 31 de maio de 2022 as datas de vencimento dos tributos federais que venceriam em fevereiro e março.

A decisão também inclui débitos parcelados e suspendeu o prazo de atos processuais até a mesma data.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, declarou em comunicado à imprensa que a medida é extremamente importante para o empreendedorismo na região.

“Além das vidas perdidas, muitas empresas estão sem conseguir funcionar, alguns empreendedores perderam tudo, a atividade turística da cidade caiu”.

“Mais tempo para pagar impostos significa mais recursos para investir na recuperação do negócio. Isso dará fôlego aos donos de micro e pequenas empresas”, disse.

*Com Agência Brasil