Mercados

Petróleo tem pouca variação; temor com Covid ofusca notícias sobre Opep+

18 ago 2020, 17:21 - atualizado em 18 ago 2020, 17:21
OPEP Petróleo
A Opep+ realizará uma painel ministerial na quarta-feira (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Os preços do petróleo terminaram esta terça-feira praticamente estáveis, com o alto nível de comprometimento de países da Opep+ com os cortes de oferta promovidos pelo grupo sendo compensados por temores de demanda relacionados à pandemia de coronavírus.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,09 dólar, a 45,46 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) encerrou a sessão estável, cotado a 42,89 dólares o barril.

Fornecendo apoio aos preços nesta terça, um painel técnico envolvendo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, que formam o grupo conhecido como Opep+, indiciou que a adesão aos cortes de oferta esteve entre 95% a 97% em julho, confirmando o esboço de um relatório visto pela Reuters na véspera.

A Opep+ realizará uma painel ministerial na quarta-feira.

“A expectativa é de que a Opep+ diga que exige que todos os membros cumpram de forma rígida (o acordo) e celebre o sucesso das medidas até o momento”, disse Bjornar Tonhaugen, da Rystad Energy.

Por outro lado, a pandemia de coronavírus não mostra sinais de alívio. Apenas nas Américas, quase 11,5 milhões de pessoas já contraíram a doença e 400 mil morreram, segundo a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carissa Etienne.

“Ainda há preocupações sobre a Covid, e continuam as preocupações com a falta de um acordo no Congresso (dos EUA) por um pacote de estímulos”, afirmou Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago.

reuters@moneytimes.com.br