Petróleo sobe mais de 2% nesta sexta (10) com temores sofre o fornecimento da commodity
Os preços do petróleo avançam nesta sexta-feira (10), impulsionados por preocupações relacionadas à redução da oferta da commodity, em meio à expectativa de novas sanções dos Estados Unidos contra o Irã e a Rússia.
Por volta das 8h, o petróleo tipo Brent, referência internacional, registrava alta de 2,55%, sendo negociado a US$ 78,88 por barril na Intercontinental Exchange (ICE). Já o WTI, referência nos Estados Unidos, subia 2,58%, cotado a US$ 75,83 por barril na New York Mercantile Exchange (NYMEX).
A expectativa é de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anuncie novas sanções contra a Rússia ainda nesta semana, como parte de medidas para reforçar o apoio à Ucrânia no conflito contra Moscou, antes do retorno de Donald Trump à Casa Branca.
Além disso, acredita-se que Trump também deverá endurecer as sanções contra o Irã quando reassumir o cargo.
- VEJA TAMBÉM: ‘Depois do tiroteio no comecinho do ano, é hora de ir às compras’, diz estrategista-chefe da Empiricus sobre as ações da Eneva (ENEV3) – veja a tese da elétrica
Outro fator que pressiona o mercado é o aumento na demanda por petróleo devido ao inverno rigoroso no hemisfério norte. Europa e América do Norte enfrentam fortes tempestades de neve, com relatos de mortes em algumas regiões.
As condições climáticas extremas também podem interromper o fornecimento de petróleo, já que baixas temperaturas podem causar congelamentos temporários e interrupções na produção.
Com isso, os preços do petróleo caminham para a terceira semana consecutiva de alta. O tipo Brent acumula uma valorização de 8% no período, enquanto o WTI registra um salto de aproximadamente 7%.
*Com informações da Reuters