Mercados

Petróleo sobe mais de 2% com oferta reduzida e relaxamento de lockdowns

22 jun 2020, 17:36 - atualizado em 22 jun 2020, 17:36
Petróleo
Os preços ganharam impulso de uma forte queda na contagem de sondas de petróleo em atividade nos EUA e no Canadá (Imagem: REUTERS/Jennifer Hiller)

O petróleo avançou 2% nesta segunda-feira, diante da redução de oferta por grandes produtores e à medida que lockdowns relacionados ao coronavírus continuam sendo flexibilizados, apesar de um aumento recorde nos casos da doença no mundo.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,89 dólar, ou 2,1%, a 43,08 dólares por barril. Já o petróleo dos Estados Unidos (WTI) para agosto, contrato mais ativo no dia, avançou 0,90 dólar, ou 2,3%, para 40,73 dólares o barril.

Os preços ganharam impulso de uma forte queda na contagem de sondas de petróleo em atividade nos EUA e no Canadá, um indicador de oferta futura, que atingiu nova mínima na semana passada, disse Andy Lipow, presidente da consultoria Lipow Oil Associates.

A reabertura de Estados norte-americanos e de países ao redor do mundo após o fechamento de negócios e as ordens de isolamento social em função da pandemia de coronavírus também ajudou no rali do petróleo, de acordo com Gene McGillian, vice-presidente de pesquisas de mercado da Tradition Energy em Stamford, Connecticut.

“Mesmo que aparente haver mais temores em relação à Covid-19, o mercado continua avançando por causa das expectativas de que as coisas estão voltando ao normal”, afirmou McGillian.

A perspectiva de maior adesão ao pacto entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados para cortes de produção também forneceu apoio à commodity.

reuters@moneytimes.com.br