Internacional

Petróleo: IEA mantém projeções mas destaca instabilidade macroeconômica global

11 abr 2019, 7:58 - atualizado em 11 abr 2019, 7:58
IEA mantém estimativa atual e ressalta choques de oferta da Opep

O mercado de petróleo encontra-se em contração no início do segundo trimestre, mesmo em meio ao aumento de diversos indicadores de risco para oferta da commodity, segundo relatório da IEA (International Energy Agency).

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

“O aumento gigantesco na produção de petróleo como nós vimos no segundo semestre de 2018 foi revertida após a implementação do acordo de Viena e da crescente eficácia nas sanções contra o Irã e a Venezuela”, afirmou a agência internacional, em referência ao encontro da Opep e das restrições contra países-membros do grupo.

“Esta reviravolta na oferta contribuiu para aumento dramático nos preços, com o petróleo Brent subindo de US$ 50,00 o barril no final de dezembro para mais de US$ 70,00 o barril”, completou a IEA.

A IEA mantém a estimativa atual do lado da oferta, mesmo diante da desaceleração global. “Mantemos a projeção de 1,4 milhões de barris por dia, mas aceitamos que existem sinais mistos sobre a saúde da economia global, e pontos diferentes de vista sobre o nível dos preços do petróleo”.

Leia mais sobre: