Mercados

Petróleo avança com preocupações sobre a demanda após aumento inesperado dos estoques nos EUA

14 nov 2024, 17:31 - atualizado em 14 nov 2024, 17:31
Petróleo oriente médio
O petróleo estendeu os ganhos com preocupações sobre a demanda da commodity após aumento dos estoques nos EUA acima do esperado (Imagem: iStock/vadimrysev)

Nesta quinta-feira (14), o petróleo estendeu os ganhos da últimas sessões e fechou em alta com o aumento do estoques do óleo nos Estados Unidos acima do esperado. Os ganhos foram limitados pela valorização do dólar também seguiu pressionando a commodity.

Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para janeiro de 2025, terminaram a sessão em alta de 0,39%, a US$ 72,56 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.



Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para dezembro subiram 0,39%, a US$ 68,70 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mexeu com o petróleo hoje?

Os preços do petróleo subiram com a retomada das preocupações com o excesso de oferta da commodity.

Os estoques do óleo nos Estados Unidos tiveram alta de 2,1 milhões de barris, a 429,7 milhões de barris na semana encerrada em 8 de novembro. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) do país. O resultado contrariou a expectativa de analistas consultados pela Reuters, que era de alta de 750 mil barris no período.

Além disso, a Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a oferta global de petróleo excederá a demanda em 2025, mesmo que os cortes da Opep+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados como a Rússia, continuem em vigor. Isso porque o aumento da produção dos EUA e de outros produtores estrangeiros já supera a demanda.

Vale lembrar que, no início da semana, a Organização dos Países Exportadores (Opep) cortou a previsão de crescimento da demanda global de petróleo, marcando a quarta revisão consecutiva para baixo promovida pelo cartel.

Em um relatório mensal, o grupo afirmou que a demanda mundial de petróleo aumentará em 1,82 milhão de barris por dia (bpd) neste ano, abaixo do crescimento de 1,93 milhão de bpd previsto no mês passado

A Opep também reduziu sua estimativa de crescimento da demanda global em 2025 de 1,64 milhão de bpd para 1,54 milhão de bpd.

*Com informações de Reuters 

Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.