Mercados

Petróleo interrompe ciclo de ganhos e cai mais de 1% com salto nos estoques dos EUA

23 out 2024, 15:58 - atualizado em 23 out 2024, 15:58
petroleo-commodities-3r-petroleum
O petróleo interrompeu a sequência de ganhos e caiu mais de 1% com aumento inesperado dos estoques nos EUA; conflitos no Oriente Médio e eleições norte-americana seguem no radar (Imagem: REUTERS/Angus Mordant)

O petróleo interrompeu a sequência de ganhos e terminou a sessão desta quarta-feira (23) em queda, com aumento maior que o esperado do estoques da commodity nos Estados Unidos.

Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para dezembro, terminaram a sessão em queda de 1,42%, a US$ 74,96 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.



Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para novembro caíram 1,35%, a US$ 70,77 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos EUA. 

O que mexeu com petróleo hoje?

O petróleo perdeu força em meio à crescente aversão ao risco dos mercados e aumento dos estoques da commodity acima do esperado.

Nos Estados Unidos, os estoques da commodity aumentaram em 5,5 milhões de barris, para 426 milhões de barris na semana encerrada em 18 de outubro, informou o Departamento de Energia do país. A expectativa dos analistas consultados pela Reuters era de uma alta de 270 mil barris no período.

Considerado também um “termômetro de risco”, o petróleo acompanhou a escalada da cautela dos investidores, que já precificam uma eventual vitória de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos.

O indicador DXY, que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais, atingiu o maior nível desde o final de julho. Em linhas gerais, a moeda norte-americana mais forte pode prejudicar a demanda por petróleo, cotado em dólar de compradores que usam outras moedas.

As preocupações sobre o risco potencial de paralisação do fornecimento de petróleo devido aos conflitos no Oriente Médio seguiram no radar.

*Com informações de Reuters 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar