Petróleo fecha em leve queda com previsão de alta na demanda pela commodity
O petróleo voltou ao tom negativo nesta quinta-feira (12) com a atualização da previsão de demanda da commodity pela Agência Internacional de Energia.
Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para fevereiro de 2025, terminaram a sessão em queda de 0,15%, a US$ 73,41 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para janeiro caíram 0,38%, a US$ 70,02 o barril, no New York Mercantile Exchange (Nymex), nos EUA.
O que mexeu com o petróleo hoje?
O petróleo operou em linha de estabilidade e reagiu brevemente à atualização das projeções da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).
A IEA fez uma ligeira revisão para cima em sua perspectiva de demanda para o próximo ano, mas ainda espera que o mercado de petróleo seja confortavelmente abastecido.
A agência elevou sua previsão de crescimento da demanda do óleo para 1,1 milhão de barris por dia em 2025, de 990.000 bpd no mês passado, “em grande parte nos países asiáticos devido ao impacto das recentes medidas de estímulo da China”, disse em relatório mensal.
Os agentes financeiros também continuaram a monitorar a escalada das tensões no Oriente Médio, com a queda do presidente Bashar al-Assad na Síria — após 24 anos da família Assad no poder.
*Com informações de Reuters