Mercados

Petróleo tomba 3% e atinge menor nível desde janeiro com incertezas sobre a economia dos Estados Unidos

02 ago 2024, 17:00 - atualizado em 02 ago 2024, 17:15

(Imagem: REUTERS/Stringer/Archivo) 

O petróleo caiu mais de 3% nesta sexta-feira (2) e amargou as perdas da semana, com o aumento das incertezas sobre a economia dos Estados Unidos

Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, com vencimento para outubro, terminaram o dia com queda de 3,41%, a US$ 76,81 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Com a baixa, a commodity registrou o menor nível desde janeiro. Na semana, o recuo foi 4,32%.



Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI), para setembro, recuaram 3,66%, a US$ 73,52 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos (EUA) — e registrou o patamar mais baixo desde junho. Na semana, os futuros do WTI acumularam baixa de 4,72%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mexeu com petróleo hoje?

O petróleo, assim como outras commodity, foi pressionado pelo aumento das incertezas sobre a ‘saúde’ da maior economia do mundo.

As cotações se deterioraram após o relatório de empregos dos Estados Unidos mostrarem uma desaceleração do mercado de trabalho maior que a esperada.

O payroll apontou a criação de 114 mil vagas de empregos em julho. O consenso de mercado era de abertura de 180 mi postos de trabalho no mês.

Já a taxa de desemprego subiu para 4,3%, o maior nível desde outubro de 2021.

Na visão do mercado, os dados mais fracos sinalizam que a economia norte-americana está desacelerando e próximo a uma recessão.

Além disso, dados econômicos da China, maior importadora de petróleo, e pesquisas mostrando atividade industrial mais fraca na Ásia, Europa e Estados Unidos aumentaram o risco de uma recuperação econômica global lenta, o que pesaria sobre o consumo de petróleo.

As tensões geopolíticas no Oriente Médio seguiram no radar.