Petróleo sobe mais de 1% com tombo de estoques nos Estados Unidos
O petróleo interrompeu a sequência de quedas e fechou em alta de mais de 1% após o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos informar queda, maior que a esperada, dos estoques da commodity.
Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, com vencimento em setembro, terminaram o dia com alta de 1,61%, a US$ 85,08 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI), para setembro, subiram 2,17%, a US$ 81,44 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos.
- Um e-mail pode mudar sua vida financeira: todas as manhãs, mais de 850 mil brasileiros recebem a newsletter mais lida do mercado financeiro para poder investir melhor. Você pode ser um deles. Basta clicar aqui para receber de forma 100% gratuita.
Os estoques de petróleo nos Estados Unidos tiveram queda de 4,87 milhões de barris, a 440,226 milhões de barris, na semana encerrada em 12 de julho, informou o Departamento de Energia do país. O consenso de mercado era estabilidade.
Além dos dados, a commodity ganhou força com o enfraquecimento do dólar ante divisas globais. O indicador DXY, que compara a moeda norte-americana a uma cesta de seis moedas fortes, operou em queda de 0,5%.
Um dólar mais fraco pode aumentar a demanda por commodities negociadas em dólar, como o petróleo, por tornar os preços mais baratos para detentores de outras moedas.
As preocupações com a demanda chinesa continuaram no radar dos investidores.