Petróleo recupera perdas e sobe quase 1% após três quedas consecutivas
(Imagem: REUTERS/Stringer/Archivo)
O petróleo ganhou força e fechou em alta nesta quarta-feira (24), após três quedas consecutiva. Mesmo com a continuidade da perspectiva de demanda mais fraca na China e o monitoramento dos conflitos no Oriente Médio, a commodity avançou com a queda dos estoques nos Estados Unidos.
Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, com vencimento em setembro, terminaram o dia com alta de 0,94, a US$ 80,82 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI), para setembro, subiram 0,82%, a US$ 77,59 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos.
- Um e-mail pode mudar sua vida financeira: todas as manhãs, mais de 850 mil brasileiros recebem a newsletter mais lida do mercado financeiro para poder investir melhor. Você pode ser um deles. Basta clicar aqui para receber de forma 100% gratuita.
O que mexeu com petróleo hoje
Os estoques de petróleo nos Estados Unidos tiveram queda de 3,741 milhões de barris, a 436,485 milhões de barris, na semana encerrada no dia 19 de julho, segundo o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam baixa de 1,2 milhão de barris.
Além da queda dos estoques semanais acima do esperado, os investidores operaram na expectativa pelo Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano do segundo trimestre — que pressionou o dólar ante divisas globais. O DXY, índice que compara o dólar a uma cesta de seis moedas fortes, atingiu a mínima intradia com queda de 031%.
*Com informações de Reuters e CNBC