Petróleo ganha força com dólar mais fraco e fecha em leve alta, mas recua 2% na semana
Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira (20) à medida que o dólar perdeu força após novos dados dos Estados Unidos reforçarem a perspectiva de juros elevados por mais tempo na maior economia do mundo.
Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para fevereiro de 2025, terminaram a sessão com leve alta de 0,08%, a US$ 72,94 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para fevereiro subiram 0,11%, a US$ 69,46 o barril, no New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos.
Na semana, os preços caíram mais de 2%.
O que mexeu com o petróleo hoje?
O petróleo ganhou força com o enfraquecimento do dólar. O indicador DXY, que compara a moeda norte-americana a uma cesta de seis divisas fortes, chegou a cair quase 1% durante a sessão.
Um dólar mais fraco torna o petróleo mais barato para detentores de outras moedas, enquanto cortes nas taxas podem estimular o crescimento econômico e aumentar a demanda por petróleo.
A perspectiva de que o menor afrouxamento monetário nos Estados Unidos seguiu repercutindo sobre a commodity, após dados mais fracos de inflação de novembro.
Na última quarta-feira (18), o Banco Central norte-americano também sinalizou que reduzirá ainda mais o ritmo de afrouxamento monetário. De acordo com as projeções apresentadas no gráfico de pontos (dot plot), o Fed prevê apenas dois cortes, de 25 pontos-base, ao longo de 2025 — já que a taxa de desemprego está relativamente estável e o processo de desinflação mais lento.
*Com informações de Reuters